terça-feira, 2 de abril de 2013

02/04/2013 - 13:30

02/04/2013 - 13:30 Maggi vai à China para evitar novos cancelamentos de soja De Brasília - Vinícius Tavares O anúncio por parte do grupo chinês Sunrise de suspender o embarque de cerca de dois milhões de toneladas de soja no porto de Santos por causa da demora e dos altos custos na operação pode não ser um caso isolado e traz preocupação ao setor produtivo de Mato Grosso. A avaliação é do senador Blairo Maggi (PR-MT). De acordo com o parlamentar, a atitude da China pode ser interpretada como uma mudança que traria consequências gravíssimas para a economia do Brasil, que atualmente é bastante dependente dos preços das commodities no mercado mundial e tem na China seu principal destino. Apagão logístico é anunciado há pelo menos duas décadas “Esta suspensão é preocupante especialmente para Mato Grosso, que exporta a maior parte da sua soja para a China. Estamos em uma situação muito delicada. Dependemos das exportações de soja. Temo que não seja um caso isolado. Não gosto nem de pensar”, admite. O senador embarca no próximo dia 15 para a China junto com entidades do setor produtivo de Mato Grosso para reabrir um canal de negociação com empresários do gigante asiático. Antes de seguir para a Ásia, Blairo Maggi se reunirá com a Casa Civil da Presidência da República para colher informações e documentos do governo brasileiro no sentido de tranqüilizar o mercado chinês. Trading cancelará compra de quase dois milhões de toneladas de soja Na ocasião, Maggi vai expor as iniciativas adotadas pelo governo brasileiro no sentido de modernizar a gestão dos portos e do sistema de transportes. O parlamentar lembra, no entanto, que as mudanças promovidas no sistema de concessão de portos, rodovias e ferrovias não são imediatas. “São processos que podem levar anos, dez ou mais, mas quero mostrar que o governo do Brasil está trabalhando para garantir totais condições logísticas para manter transações com a China”, afirma. Considerada a maior comercializadora chinesa de soja, o grupo Sunrise informou que apenas 2 de 12 navios previstos para chegar com a mercadoria na China entre janeiro e fevereiro haviam desembarcado no país asiático.

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