quinta-feira, 4 de abril de 2013

04/04/2013 16:40

04/04/2013 16:40 Arroz vitaminado produzido no Brasil combaterá a fome oculta Mal ainda atinge 40% das crianças brasileiras Companhia da Informação - The Information Company Com o objetivo contribuir para a superação da fome oculta e ampliar o acesso ao arroz vitaminado, a Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) acaba de firmar parceria com a PATH e a Global Alliance for Improved Nutrition (GAIN). Por meio da parceria, a entidade qualificará as beneficiadoras que participarem da iniciativa e cumprirem todos os requisitos técnicos com o selo de qualidade Arroz Vitaminado. A tecnologia da fortificação do arroz, originalmente introduzida no Brasil pela PATH, adiciona vitaminas e minerais em grãos feitos de farinha de arroz que são misturados em pequenas proporções ao arroz tradicional para reduzir as carências de vitaminas e minerais na dieta da população. Isso contribuirá para uma melhor saúde e rendimento escolar das crianças e maior produtividade dos adultos. Trinta estudos em dez países, incluindo o Brasil, confirmam a eficácia desta solução para preencher as lacunas da dieta, melhorar a saúde e prevenir a desnutrição de micronutrientes, especialmente em mulheres e crianças, os mais atingidos por essas deficiências nutricionais. O mesmo sabor com mais nutrição - O arroz vitaminado tem o mesmo sabor, aroma e textura que o arroz tradicional e supre vitaminas e minerais essenciais como ferro, vitamina B1, ácido fólico e zinco. Sua qualidade é verificada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) e o produto chega ao consumidor com um custo adicional de aproximadamente 5 a 10% em relação ao arroz tradicional. "A iniciativa da fortificação de arroz é uma solução inteligente para agregar valor ao produto e contribuir para a saúde pública. O arroz vitaminado precisa chegar à mesa de toda a população brasileira. Nossa parceria com a PATH, a GAIN e a UFV reforça a credibilidade do produto e a confiança do consumidor", afirma Mario Pegorer, Presidente da Abiarroz. De acordo com Peiman Milani, Diretor de Acesso Global da PATH, “com a chancela da Abiarroz, temos um apoio muito importante para vencer a fome oculta, que atinge todos os segmentos da população. Esta parceria público-privada inovadora não só acelera nosso esforço de assegurar o acesso da população a micronutrientes essenciais, como também estabelece um modelo que servirá de exemplo a outros países do Hemisfério Sul.” Primeira beneficiadora a lançar uma marca de arroz com o selo de qualidade Arroz Vitaminado, a Urbano já comercializa seu produto em supermercados de diversas regiões do País. Outras beneficiadoras e alguns varejistas planejam lançar suas próprias marcas fortificadas ainda no primeiro semestre deste ano. Para mais informações, visite www.arrozvitaminado.net.br. Sobre a Abiarroz A Associação Brasileira da Indústria do Arroz (Abiarroz) é uma entidade representativa das indústrias e cooperativas de beneficiamento de arroz, em âmbito nacional. A Abiarroz tem por objetivo concretizar a visão do setor de ser reconhecido como ‘player’ mundial, competitivo interna e externamente, com arroz e produtos derivados de alta qualidade, rastreados e certificados, produzidos com sustentabilidade ambiental e social por uma cadeia produtiva integrada, com remuneração justa para cada um de seus elos. Para mais informações, visite www.abiarroz.com.br. Sobre a PATH A PATH é uma organização internacional sem fins lucrativos que transforma a saúde global através da inovação. Atuamos com um enfoque empreendedor no desenvolvimento e distribuição de soluções de alto impacto e baixo custo, desde vacinas e dispositivos que salvam vidas até programas em colaboração com as comunidades. Através do nosso trabalho em mais de 70 países, a PATH e nossos parceiros empoderamos as pessoas para atingirem seu pleno potencial. Para mais informações, visite www.path.org. Sobre a GAIN A Global Alliance for Improved Nutrition (GAIN) é uma Aliança Global para a melhoria da alimentação guiada pela visão de um mundo livre da desnutrição. Criada em 2002 numa Sessão Especial sobre a Criança na Assembleia Geral da ONU, a GAIN apoia parcerias público-privadas para ampliar o acesso aos nutrientes que porventura possam estar presentes em quantidade reduzida na dieta da população. Em menos de uma década, a GAIN conseguiu expandir suas operações ao trabalhar em parceria com governos e agências internacionais. Através de projetos envolvendo mais de 600 companhias e organizações da sociedade civil em 30 países, os projetos da GAIN beneficiaram mais de 610 milhões de pessoas com produtos alimentícios que foram nutricionalmente aprimorados e beneficiaram metade da população, composta principalmente de mulheres e crianças. O objetivo da GAIN é alcançar 1,5 bilhão de pessoas com alimentos nutritivos, de forma a produzir um impacto nutricional sustentável. Para mais informações, visite www.gainhealth.org. Notícias de Arroz

Nenhum comentário:

Postar um comentário