quinta-feira, 18 de abril de 2013

18/04/2013 10:20

18/04/2013 10:20 Mercado brasileiro causa alta internacional nos preços do suco da laranja O mercado brasileiro foi responsável por um aumento significativo nos preços do suco de laranja e de outras frutas destinadas a serem espremidas, consideram profissionais do setor na França AF News Em quatro anos, os preços das laranjas aumentaram 55%, os das maçãs 60%, segundo a associação interprofissional francesa do setor (Unijus). E "para 2013, as perspectivas não são melhores", afirma o presidente da Unijus, Emmanuel Vasseneix, que teme aumentos de até 70% para a uva, de 20% a 60% para a maçã e de 10% a 25% para a laranja. A matéria-prima representa 53% do custo de produção do suco e os aumentos incidem imediatamente nos preços pagos pelo consumidor. Entre as explicações por esta forte alta, Vasseneix evoca o gosto dos consumidores asiáticos pelo suco de frutas, que estimula a demanda mundial. Mas, no que diz respeito à laranja, é, sobretudo, o "domínio do Brasil" o que inquieta os industriais franceses. "Por si só, o Brasil controla 70% da produção de laranjas do mundo, e inclusive até 85% com os pomares que adquiriu na Flórida", a outra grande região de produção, afirma Vasseneix. No primeiro trimestre deste ano, os embarques de suco de laranja do país alcançaram 330.147 toneladas, 2,8% mais que em igual intervalo do ano passado, conforme dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) compilados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Sucos Cítricos (CitrusBR), entidade que reúne as grandes exportadoras citadas. O Brasil exporta o produto ou concentrado e congelado ou já pronto para beber, e o volume apontado é equivalente às vendas totais convertidas em FCOJ. No intervalo, as vendas para a União Europeia atingiram 214.648 no período, 2,3% menos que entre janeiro e março de 2012. Notícias de Análise de Mercado

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