sábado, 27 de abril de 2013

Agência autoriza início de estudos para ferrovia em Cuiabá

Fonte: Midia News A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou o termo de cooperação técnica para que a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) elabore os estudos de viabilidade técnica, econômica e ambiental da Ferrovia Senador Vicente Vuolo (Ferronorte), nos trechos entre Rondonópolis e Cuiabá, e de Cuiabá a Santarém (PA). A deliberação foi publicada no Diário Oficial da União do dia 19 de abril. “Esse é, finalmente, o primeiro passo concreto para o início das obras da ferrovia até Cuiabá. Agora, podemos iniciar a contagem regressiva para a chegada da Ferronorte à Capital. Estou muito feliz”, comemorou o secretário de Logística Intermodal de Transportes, Francisco Vuolo. O secretário informou que a UFSC tem o prazo de um ano para entregar os estudos. “Porém, como a universidade já fez alguns estudos preliminares, principalmente do trecho entre Cuiabá e Rondonópolis, ela pode acabar entregando até antes disso”, disse. A expectativa é de que o leilão para concessão do primeiro trecho (Rondonópolis/Cuiabá) saia logo após os estudos apontarem a viabilidade da implantação. “Talvez, a licitação seja feita ainda no primeiro semestre de 2014”, prevê Vuolo. Após o leilão, a empresa vencedora terá cinco anos para construir e colocar em funcionamento o trecho que lhe cabe da estrada de ferro. Vuolo destacou o empenho do governador Silval Barbosa (PMDB) para o início efetivo das obras da Ferronorte nos trechos após Rondonópolis. O presidente da ANTT, Jorge Bastos, virá a Cuiabá em maio, para uma assinatura simbólica do termo de cooperação. “A presença dele será também uma demonstração da vontade política do Governo Federal, de investir no transporte ferroviário em Mato Grosso”, afirmou Vuolo. O secretário vinha reclamando do atraso da ANTT para liberação do acordo com a universidade, que o Governo de Mato Grosso espera desde outubro do ano passado. Em visita a Cuiabá, na semana passada, a ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior, afirmou que o atraso na contratação dos estudos se devia à resolução de que fossem avaliados também os trecho após a capital mato-grossense. Além disso, como o modelo de concessão de ferrovias foi remodelado no ano passado, com a criação da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), os estudos feitos de lá para cá já têm sido adequados ao novo formato. De acordo com Vuolo, diversos grupos empresariais já demonstraram interesse em adquirir a concessão desses trechos da Ferronorte, como a Asian Trade & Investiments (ATI), da China, além de empresas espanholas e russas. Transporte de passageiros Vuolo destacou que o estudo que será elaborado pela UFSC avaliará também o transporte de passageiros no trecho entre Cuiabá e Rondonópolis. “Acreditamos na viabilidade dos trens com passageiros nesse trecho porque a demanda de viagens entre Cuiabá e Rondonópolis é grande. Além disso, o transporte de carga já viabiliza, por si só, a ferrovia, o que tornaria possível colocar alguns trens para viagem”, disse. Os estudos apontarão também quantas viagens seriam feitas, o número de locomotivas e de passageiros necessários para viabilizar o trecho. Existem três terminais da Ferronorte em funcionamento no Estado. Eles estão localizados em Alto Taquari, Alto Araguaia e Itiquira, na região Sul de Mato Grosso. O terminal de Rondonópolis já está concluído e aguarda a liberação ambiental para entrar em operação.

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