segunda-feira, 1 de abril de 2013

Mato Grosso financia 40% da soja com capital próprio

Mato Grosso financia 40% da soja com capital próprio 01/04/2013 08:31 O agricultor mato-grossense está menos dependente das tradings e dos bancos para financiar a produção. No Estado, aproximadamente 40% dos R$ 8,2 bilhões necessários para cultivar uma área de 7,9 milhões de hectares na safra 2012/2013 foram financiados com capital próprio, segundo cálculos da agência de consultoria Agroconsult. Há cinco anos, segundo aponta publicação do jornal Estadão, o produtor tinha recursos para arcar com somente 5% dos R$ 2,7 bilhões demandados para plantar os 5,7 milhões de hectares com a oleaginosa na ocasião. As tradings responderam por 51% e os bancos por 13% do financiamento da safra 2007/2008, mas nesta temporada cada um contribuiu com apenas 19%, informou André Pessôa, sócio-diretor da empresa de consultoria. Hoje, o produtor dispõe de capital não só para financiar parte da produção como para investir em melhores práticas de cultivo. Exemplo disto é a significativa evolução do plantio de soja transgênica no país, que passou de 50% da área plantada em 2007/2008 para 88% em 2012/2013, disse o executivo, citando ainda os grandes investimentos em máquinas e equipamentos de última geração. Pessôa destacou, no entanto, que a mecanização das lavouras não veio acompanhada da qualificação da mão-de-obra. Já em relação aos problemas logísticos registrados nesta safra, com filas intermináveis de caminhões nas vias de acesso aos portos, Pessôa defende a "desburocratização dos procedimentos" de desembaraço de mercadorias, com a presença de um maior número de fiscais nesses terminais. "Às vezes, demora em demasia e o navio fica parado mais tempo do que deveria porque não há fiscais para atender a demanda", afirmou. Segundo ele, em alguns portos do Norte e do Nordeste há apenas dois funcionários para liberar os embarques. O consultor também criticou o sistema de liberação de senhas de acesso aos terminais. Segundo ele, isso só desloca "a fila de caminhões do acesso ao porto para o interior". Fonte: Só Notícias/Agronotícias

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