quinta-feira, 4 de abril de 2013

Mercado erótico cresce 15% em 2012 e mulher é a maior compradora

Mercado erótico cresce 15% em 2012 e mulher é a maior compradora Por mês, são vendidos 8 milhões de artigos no país, aponta associação. ’50 tons de cinza’ fez crescer venda de máscaras, alg As vendas do mercado erótico e sensual cresceram 15% no Brasil em 2012, aponta levantamento da Associação Brasileira das Empresas do Mercado Erótico e Sensual (Abeme), divulgado nesta quinta-feira (4) na abertura da 20ª Erótika Fair, feira internacional que acontece até domingo (7) no Palácio de Convenções do Anhembi. O levantamento foi feito a partir de sondagem com os 998 associados da Abeme. A associação estima que os mais de 10 mil pontos de venda de produtos eróticos em atividade no país movimentaram cerca de R$ 1 bilhão no ano passado, com uma média de 8 milhões de artigos vendidos mensalmente, ante uma média mensal de 7,5 milhões em 2011. Apesar do crescimento expressivo, a alta em 2012 representa uma desaceleração em relação ao ano anterior, quando o mercado sensual brasileiro cresceu 18,5% em 2011. Um grande marco do mercado erótico no ano passado, segundo as empresas do setor, foi o lançamento da trilogia “Cinquenta tons de cinza”. Segundo a Abeme, os itens eróticos citados nos livros como máscara, algemas e chicotes tiveram crescimento de venda de 35% no último trimestre do ano. “O livro ajudou a aumentar o repertório das mulheres e ajudou a transformar produtos eróticos em fetiche”, afirma a presidente das Abeme, Paula Aguiar. Visitantes na Erotika Fair, em São Paulo (Foto: Darlan Alvarenga/G1) Produtos mais vendidos Os itens mais vendidos no mercado erótico brasileiro, entretanto, continuam sendo os géis para sexo oral, com participação de 21% das vendas. O Brasil fabrica atualmente mais de 40 sabores diferentes. “O Brasil é o país da cosmética sensual. Estes artigos são baratos, fáceis de usar e são produzidos pela indústria nacional. Além disso, é fácil de vender em boutique ou numa loja de lingerie, pois quando você tira e mostra, não constrange ninguém”, explica Paula. O segundo item mais vendidos no mercado erótico em 2012 foram os géis funcionais, os chamados vibradores líquidos, com 18%, seguido por cremes e pomadas para sexo anal (11%) e cápsulas de banho (11%). A novidade entre da lista de produtos mais vendidos foram os chamados vibradores para casal, que responderam por 8% das vendas e que pela primeira vez entrou na lista dos 5 produtos mais vendidos. “O anel peniano com vibrador foi a grande novidade de 2012, o que mostra que os casais estão quebrando tabus”, diz Paula. O levantamento da associação mostra também que as mulheres é a maior compradora do setor, inclusive nas sex shops virtuais, com participação de mais de 60% nas compras. Nos sex shops tradicionais, as mulheres responderam por 65% das compras realizadas no ano passado e nas vendas via consultores, elas foram 88% dos clientes. “Entre o casal, a parte preocupada em manter a relação é a mulher. Mas vivemos um momento de transformação. Quanto mais jovem, mas liberal o homem é no que diz respeito a trazer um acessório para o relacionamento. A tendência é que nos próximos anos a coisa irá se equilibrar mais”, avalia a presidente da Abeme. Para a 20ª edição da Erótika Fair é esperado um público de 30 mil visitantes. Ao todo são 40 expositores, além de shows e brincadeiras sensoriais para o público. “A gente não vende sacanagem nem sexo gratuito, a gente vende qualidade de vida e saúde sexual”, diz publicitário e criador da feira, Evaldo Shiroma. SERVIÇO 20ª Erótika Fair - De 4 a 7 de abril - Palácio de Convenções do Anhembi – Av. Olavo Fontoura, 1.209, Santana - São Paulo/SP - Ingressos: Individual/diário R$ 50,00 antecipado R$ 60 na bilheteria, Casal/diário R$ 80 antecipado, R$ 100 na bilheteria Proibido para menores de 18 anos Darlan AlvarengaDo G1, em São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário