terça-feira, 7 de maio de 2013

APAS 2013 apresenta pesquisa inédita sobre tendências do consumidor

APAS 2013 apresenta pesquisa inédita sobre tendências do consumidor Home / Notícias APAS 2013 apresenta pesO presidente da APAS João Galassi e o presidente da Abras Fernando Yamada apresentaram na manhã desta segunda-feira (6 de maio) a pesquisa inédita “Tendências do Consumidor”. O estudo, realizado em parceria com a Nielsen e a Kantar Worldpanel, com coordenação da FGV, está disponível no Portal APAS com exclusividade. Acesse aqui. http://www.portalapas.org.br/imagens/pdf/Pesquisa_TendenciasConsumidor.pdf O diretor de Economia e Pesquisa da APAS, Dinis Dias, e o economista Rodrigo Mariano acompanharam a apresentação para os jornalistas, realizada no Expo Center Norte, em São Paulo. A pesquisa mostrou que o crescimento do setor em 2012 está associado ao desempenho econômico do Brasil no mesmo período. Já nos últimos dez anos, o crescimento do país esteve diretamente relacionado ao crescimento do consumo das famílias. Com base no ambiente econômico, João Galassi destacou os cinco pilares que determinam a evolução do varejo, nas áreas de economia, demografia, consumidor/shopper, tecnologia e sustentabilidade. O principal destaque ficou por conta da forte presença do setor de serviços que representa 68% de participação do PIB. Foi observado ainda que esse desempenho no consumo ocorreu de maneira sustentável ao longo do tempo e está diretamente relacionado à classe média, principal responsável pelo crescimento econômico do Brasil. A pesquisa mostrou também uma inversão no padrão de consumo. Comparativamente, o crescimento deu-se de forma paralela ao crescimento da classe média. Em 2003, a classe C respondia por 37% da população; em 2012 sua composição subiu para 55% e é essa emergente classe média que vem ditando o consumo das famílias, conforme apontou a pesquisa. O crescimento contínuo do mercado interno, embora desacelerado em 2012, se manteve no setor de comércio e serviços. O conjunto de vetores que auxiliaram nesse processo foi a ascensão da classe média, estabilidade econômica e política, futuro poder de consumo e composição de 82% da população urbana, aliados a políticas de estímulo ao setor como desoneração da cesta básica e redução histórica dos juros. “O resultado concreto disso foi em sete anos a inserção no consumo de 6 milhões de novos domicílios, atingindo em 2012 o patamar de 48 milhões de lares”, analisa o economista da APAS, Rodrigo Mariano. Combate à inflação Os dados apontam também um leve resquício de inflação no setor de serviços que interfere nos hábitos de consumo. Por outro lado, os dados mais recentes do Índice de Preços de Supermercados, medido pela APAS junto com a Fipe, que compõem mais de 2300 itens, mostrou uma desaceleração dos preços. “Para o mês de abril, tivemos uma desaceleração de 0,90% da cesta básica. Isso foi resultado da desoneração da cesta básica”, revelou o presidente da APAS, João Galassi, mostrando que a associação está alinhada aos anseios do governo. Dados Brasil Segundo o presidente da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), Fernando Yamada, em 2012 o setor supermercadista teve um faturamento de R$ 242,9 bilhões. Para o futuro, o executivo se mantém otimista: “Até o início de 2014 nós temos dois cenários: atingir 5,5% do PIB do país e chegar a R$ 264 bilhões e, dentro de um projeto mais audacioso, queremos chegar a 5,8% do PIB, que é de R$ 277 bilhões. Até o final de 2014 nossa proposta é chegar a um faturamento de R$ 313 bilhões, que será de 6% do PIB”, prevê.

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