sexta-feira, 10 de maio de 2013
Festival Cachaça tenta abrir apetite chinês para gastronomia brasileira
Festival Cachaça tenta abrir apetite chinês para gastronomia brasileira11:36 - 10 de Maio de 2013 | Por Lusa
O 1º Festival de Gastronomia Brasileira em Pequim, orientado por dois chefs vindos do Brasil, abriu hoje num grande hotel da capital chinesa, com a obrigatória
Bobó de camarão, mousse de maracujá, lombinho de porco com abacaxi e farofa, caldinho de feijão com pimenta e espetinho de futebol foram algumas das iguarias confeccionadas por Felipe Ribenboim e Paulo Machado, dois chefs empenhados em "desenvolver a gastronomia como expressão cultural".
"Como a arte, a comida transcende culturas e junta as pessoas", disse a Encarregada de Negócios do Brasil na China, Tatiana Rosito, aos cerca de 200 convidados, na maioria chineses, que assistiram à abertura do festival.
O festival, que decorrerá até 24 de maio sob o lema ‘Brasil: Um país, muitos sabores’, começou um dia depois do 14.º Salão Internacional Alimentar de Xangai (SIAL 2013), que contou com a participação de 43 empresas brasileiras.
A China tornou-se em 2009 o maior parceiro comercial do Brasil, ultrapassando os Estados Unidos.
Matérias-primas, nomeadamente ferro, dominam as importações chinesas, mas o Brasil quer diversificar o comércio bilateral, fomentar também o consumo chinês das carnes, bebidas e outros produtos agro-alimentares brasileiros.
"A China já é o primeiro destino dos vinhos brasileiros", salientou Tatiana Rosito.
Brasil e China são fundadores do BRICS, bloco de economias emergentes que reúne também a Índia, a Rússia e a África do Sul e que assumem posições semelhantes acerca das instituições financeiras internacionais.
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