quinta-feira, 2 de maio de 2013

Fórum do Canal Rural discute problemas no escoamento da produção na Agrishow 2013

Fórum do Canal Rural discute problemas no escoamento da produção na Agrishow 2013 Durante o evento ocorrido na manhã desta quinta, dia 2, a equipe do Canal Rural Na Estrada fez o lançamento oficial da 5º edição do projeto02/05/2013 | 12h20 Os problemas logísticos enfrentados pelo produtor rural para escoar sua produção foram discutidos no fórum “As saídas para os gargalos logísticos”, realizado no estande do Canal Rural na Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, a Agrishow 2013. Durante o fórum, ocorrido na manhã desta quinta, dia 2, a equipe do Canal Rural Na Estrada participou do encontro e fez o lançamento oficial da 5º edição do projeto. >> Acompanhe a cobertura da Agrishow 2013 Filas de caminhões na chegada nos portos, safra recorde de grãos, demora para embarcar o produto: esses são alguns ingredientes que compõem a receita da ineficiência logística do país. A 5ª edição do Canal Rural Na Estrada, que começará em junho, fará uma raio X desses problemas. O caminhão do programa rodará quase 20 mil quilômetros para mostrar os caminhos de escoamento da supersafra atual até os principais portos do país. >> Acesse o site especial do Canal Rural Na Estrada No fórum do Canal Rural, alternativas para aliviar esse gargalo foram discutidas. O assessor da Federação da Agricultura do Paraná (Faep), Nilson Hanke Camargo, alertou para os problemas logísticos enfrentados pelos produtores do Estado. Camargo chamou atenção principalmente para os problemas portuários enfrentados pelo Paraná. – Precisamos principalmente de um porto devidamente aparelhado para dar vazão a nossas cargas. A nossa estrutura é muito deficitária para atender à demanda de granéis, líquidos e sólidos. Precisamos melhorar a produtividade dos portos, pois ainda temos fila de navios nos portos – disse Camargo. O assessor da Faep ainda falou dos problemas do modal rodoviário. Segundo ele, a estrutura de trilhos do Estado está depreciada. –A nossa malha ferroviária é precária, embora muito boa comparada com a do resto do Brasil – afirmou Camargo. O diretor da de projetos da Aecom, Marcos Vendramini, alertou para as dificuldades para a próxima safra. – No caso do Porto de Santos, na próxima safra, ocorrerão problemas piores. A maior questão é o acesso rodoviário – afirmou Vendramini. Vendramini ainda chamou atenção para a competividade do modal hidroviário: – O modal hidroviário tem menor custo de implantação, menor custo de manutenção e menor impacto ambiental – disse. Jony Marcos do Valle Lopes, gerente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), afirmou que a solução para as dificuldades enfrentadas no Sul e Sudeste envolve a diversificação dos portos usados para a exportação. – Nós vamos resolver o problema dos portos de Santos e Paranaguá quando estivermos levando essas cargas para os portos do Norte e do Nordeste – afirmou.

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