quarta-feira, 15 de maio de 2013

Pesquisa vê prestígio do agronegócio

Pesquisa vê prestígio do agronegócio Pesquisa feita pela Associação Brasileira de Agribusiness (Abag) e o Núcleo de Agronegócio da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) entrevistou 296 pessoas nas maiores cidades de região - Araraquara, Franca, Ribeirão Preto e São Carlos - e mostrou que 83% da população conhece sobre agronegócio 15/05/2013 09:00 DCI - Diário do Comércio & Indústria A região de Ribeirão Preto revela uma intimidade e um sentimento de valorização em relação ao agronegócio muito acentuado se comparada à pesquisa nacional, realizada em 12 maiores capitais brasileiras, que também apontou um olhar positivo da população das principais metrópoles do País sobre o setor. A pesquisa nacional foi feita para aproveitar a comemoração dos 20 anos da Abag, para ser um marco histórico e demonstrar, pela primeira vez, o real sentimento da população urbana em relação ao campo. A Abag-RP aproveitou o momento para replicar a pesquisa nas quatro maiores cidades da região para poder fazer a comparação em cima de dados inéditos. Pesquisa não é novidade para a associação. Antes mesmo do início de seus trabalhos, em 2000, foi feita pesquisa regional para avaliar qual era olhar da população urbana sobre o setor rural, quando o termo agronegócio praticamente não era utilizado. O resultado da época confirmou a necessidade da criação de uma Associação que trabalhasse pela valorização do agronegócio e pela união dos elos das cadeias produtivas regionais. Comparando as duas pesquisas sobre a percepção da importância da profissão de agricultor, observa-se a mudança radical no sentimento da população. Atualmente, o agricultor é a 4ª profissão considerada vital para a vida dos moradores dos grandes centros, considerada muito importante por 84,1% dos respondentes, perdendo para bombeiro, professor e médico. Em 2000, a pesquisa regional não colocava o agricultor entre os primeiros e sim no final da lista, junto com políticos e funcionários públicos. Para a diretora executiva da Abag-RP, Patrícia Milan, "isso demonstra o resultado positivo do trabalho realizado pela associação ao longo dos últimos 12 anos, um trabalho de valorização focado na comunicação e educação, disseminando conceitos que foram amplamente assimilados pela população urbana, o público alvo de todas as ações da associação. O ineditismo da pesquisa nacional derruba a tese de que o brasileiro não conhece o agronegócio. Nas grandes capitais, 60% da população sabe o que é o setor". Transportado para a região de Ribeirão Preto esse número cresce para 83%. Mais do que conhecer o agronegócio, na região ele é também motivo de orgulho. Para o pesquisador José Luiz Tejon, na região de Ribeirão Preto, a percepção do setor para a economia é muito mais positiva. Notícias de Economia

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