domingo, 19 de maio de 2013
Saiba as diferenças de investir em franquia e licenciamento
Saiba as diferenças de investir em franquia e licenciamento
19/05/2013 07h54
Conheça as vantagens de cada um dos dois modelos de negócio.
Melhor opção costuma depender da ou
Muitos empresários preferem investir numa marca já testada e num negócio que ofereça mais segurança, em vez de um empreendimento a partir do zero. Mas, muitas vezes, surge a dúvida: abrir uma franquia ou investir numa marca licenciada.
Segundo especialistas, a escolha entre abrir uma franquia ou licenciamento costuma depender do tipo de negócio e da ousadia do empreendedor.
Na franquia, compra-se um sistema de gestão completo. O franqueador ensina passo a passo como tocar o negócio e o franqueado é obrigado a seguir todos os padrões estabelecidos pela rede. Desde o projeto arquitetônico, o ‘lay out’ do espaço, até a maneira de cuidar do negócio.
“O bônus da franquia é que o franqueado compra um negócio que já existe que tem uma marca consolidada, que tem um know-how de gestão, que tem fornecedores cadastrados, um projeto arquitetônico definido, ou seja, dentro do sistema de franchising o franqueado compra know-how, experiência, treinamento, padrão e supervisão”, explica a consultora Ana Vecchi.
A empreendedora Solange Miranda entrou em 2004 numa rede de franquia de escola de informática e idiomas e investiu R$ 400 mil negócio. Hoje, a unidade fatura R$ 250 mil por mês.
“Você tem uma filosofia já de sucesso a ser seguida. Nas nossas franquias nós temos todo um respaldo do franqueador, então você não tem que pensar. Você já tem tudo pronto e cabe a nós dar sequência no trabalho”, diz a franqueada.
A franqueadora cobra de cada nova unidade R$ 50 mil taxa de franquia, royalty de 5% sobre o faturamento bruto e mais 2% para fundo de propaganda. A rede escolas dá treinamento mensal para a franqueada e funcionários. Tem ainda uma central só para cuidar do marketing de cada unidade.
“Seguindo a receita é sucesso na certa”, diz Solange.
Licenciamento costuma ser mais barato
No modelo de licenciamento, compra-se somente o direito de usar uma marca e vender serviços e produtos indicados pelo licenciador. Em geral, o licenciamento é mais barato, dá mais liberdade, mas o risco é maior.
“Licenciamento é o direito de comercialização de um produto sob uma marca específica, então o licenciador concede ao licenciado o direito de comercialização de produto sob aquela marca, só que a gestão do negócio é independente”, explica a consultora Ana Vecchi.
O empresário Luiz Carlos Stanganelli é dono de uma farmácia em São Paulo que tinha marca própria. Em dezembro de 2012, ele se tornou licenciado de uma rede popular de farmácia. Em 120 dias, o faturamento mensal passou de R$ 100 mil para R$ 130 mil.
“Como eu já estou há 8 anos no mercado eu já sei gerir o meu negócio, eu já sei tocar uma empresa e o licenciamento me traz o suporte que eu precisava que é uma marca forte, negociação com a indústria e um custo baixo”, diz Stanganelli.
O licenciado compra os medicamentos direto dos produtores, mas os preços são negociados pelo licenciador, que consegue descontos maiores porque compra em quantidade para toda a rede. O licenciado se obriga a comprar 80% dos produtos indicados pelo proprietário da marca.
O risco para abrir uma franquia ou licenciamento vai depender sempre do perfil e do conhecimento do empresário.
“Se ele já tiver conhecimento do mercado em que ele quer investir, da marca e do produto que ele quer investir, o risco dele é pequeno. Se ele tiver total desconhecimento daquele tipo de produto, marca, mercado, o risco dele é maior se ele for um licenciado porque ele vai ter que aprender basicamente sozinho, e se ele for um franqueado ele terá mais suporte, treinamento, acompanhamento de um franqueador”, diz Ana Vecchi.
Contatos:
DROGARIA ULTRAPOPULAR
Contato: Diretor Administrativo Paulo Roberto Oliveira da Costa
Telefone: (11) 3283-3737
www.drogariasultrapopular.com.br
DROGARIA ULTRAPOPULAR – UNIDADE MARECHAL DEODORO
Contato: Empresário Luis Carlos Stanganelli Junior
Praça Marechal Deodoro, 328 – Santa Cecília
São Paulo/SP – CEP: 01150-010
Telefone: (11) 3667-6516
ALLNET
Contato: Liliana Zívolo
Telefone: (11) 2199-0999
www.grupoallnet.com.br
ALLNET – UNIDADE SANTANA
Contato: Solange Debesse Miranda
Rua Ezequiel Freire, 432 – Santana
São Paulo/SP – CEP: 02034-001
Telefone: (11) 3531-3531 / 2173-9999
VECCHI ANCONA
Contato: Consultora de negócios Ana Vecchi
Rua Santa Justina, 352 – Itaim Bibi
São Paulo/SP - CEP: 04545-041
Telefone: (11) 3841-9676
www.vecchiancona.com.br
Do PEGN TV
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário