quinta-feira, 20 de junho de 2013

20/06/2013 09:50

20/06/2013 09:50 CNA inaugura Espaço Agro Brasil na União Europeia em busca de um novo acordo bilateral de comércio com o bloco Setor agropecuário quer derrubar barreiras que dificultam exportações Assessoria de Comunicação CNA Determinada a reforçar a política de defesa dos interesses comerciais do setor agropecuário brasileiro em mercados estratégicos, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) inaugurou nesta quarta-feira (19/06), em Bruxelas, um escritório de representação junto à União Europeia. O principal objetivo desta representação é participar mais ativamente do debate sobre os entraves ao comércio bilateral, desenvolvendo ações conjuntas e paralelas às realizadas pelo governo brasileiro. Tudo isto, com vistas à construção de um possível acordo de livre comércio com o bloco que já é um dos principais parceiros do comércio exterior agrícola brasileiro. As barreiras impostas pela União Europeia dificultam as exportações brasileiras, encarecem determinados produtos e praticamente inviabilizam a entrada no bloco de diversos alimentos do País. Para contorná-las, a CNA pretende levar mais informações e dados que mostrem aos europeus a qualidade dos produtos brasileiros. “A conclusão de um acordo de livre comércio com a União Europeia, imprescindível para o agronegócio brasileiro, proporcionará um mecanismo bilateral de facilitação de comércio e cooperação, que vai criar diálogos ainda mais próximos entre o Brasil e a Europa”, afirmou a presidente da CNA, senadora Katia Abreu, que liderou a comitiva brasileira a Bruxelas. Ela destacou a simplificação, pela União Europeia, de regras relacionadas a questões sanitárias e fitossanitárias como “um passo importante” a ser dado. “Essa medida vai reduzir a burocracia e aumentar a transparência nas compras europeias dos nossos alimentos. Mas ainda há muito por fazer para consolidar nossas relações bilaterais”, completou a presidente da CNA. A senadora Kátia Abreu não tem dúvidas de que o consumidor europeu encontrará, no produto brasileiro, responsabilidade social, sustentabilidade, melhores preços e, certamente, muito sabor. O europeu é um dos grandes beneficiados pelo avanço brasileiro na produção de alimentos, pois nossos produtos contribuem para baixar os preços finais. Nos últimos 10 anos, A União Europeia adquiriu, em média, 23% do total exportado pelo Brasil. O país é o primeiro produtor e exportador mundial de café, açúcar, suco de laranja e soja em grão. Ocupa o segundo lugar no ranking da produção de carne bovina, mas se mantém como o maior exportador mundial de carne bovina e de frango. Além de representar os interesses dos agricultores brasileiros, a abertura do escritório em Bruxelas também atende a outra estratégia da CNA. A entidade espera que a ampliação da participação no mercado europeu aumente a penetração dos produtos do país em outros mercados, cujas regras são pautadas pela regulamentação da União Europeia. Notícias de Administração rural

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