quarta-feira, 26 de junho de 2013

Escoamento de grãos de MT por ferrovia vai ser ampliado, diz frente

Escoamento de grãos de MT por ferrovia vai ser ampliado, diz frente Escoamento de grãos de MT por ferrovia vai ser ampliado, diz frente 26/06/13 - 09:10 A sexta reunião do Fórum dos Transportes Rodoviários de Cargas de Mato Grosso serviu para discutir a atual situação da logística do transporte de cargas no Estado de Mato Grosso e a conclusão da obra do terminal de Rondonópolis (212 km de Cuiabá). A empresa América Latina Logística (ALL), concessionária dos terminais ferroviários de cargas de Alto Araguaia e Alto Taquari. As obras do terminal em Rondonópolis, de acordo com o coordenador de terminais de MT e MS da ALL, Ivandro Paim, estão em fase de conclusão e terá capacidade para 700 vagas no estacionamento. A empresa aguarda a liberação da licença do Ibama para começar a funcionar. ESTRUTURA - Paim explicou ainda que são descarregados mensalmente 25 mil caminhões nos dois terminais Alto Araguaia e Alto Taquari. “A empresa recebeu 50 locomotivas a mais, o que aumentará a capacidade de transporte e a velocidade”, destacou a deputada Luciane Bezerra (PSB), coordenadora da frente. Além disso, a ALL implantou no início de março o sistema de senhas para o descarregamento dos caminhões com data e horário pré-definidos. “O sistema evita que cheguem mais caminhões do que temos a capacidade para receber, evita a fila na BR e o tempo de permanência do caminhoneiro no terminal”, reforçou. Na pauta do Fórum estava prevista a discussão da implantação de pedágio em 16 trechos do Estado; a destinações dos recursos do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) e o percentual investido no Estado com os Programas de Aceleração do Crescimento - Pac I e Pac II. A deputada Luciane Bezerra lamentou a ausência dos representantes da Secretaria de transportes e Pavimentação Urbana (Setpu – antiga Sinfra) e do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte (Dnit). “Esses temas precisam ser discutidos e são de interesse público. Em São Paulo tem pedágios e as rodovias são maravilhosas, nós já pagamos o Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) e não podemos permitir que façam mais pedágios, sendo que os recursos do Fethab não são utilizados na manutenção das estradas como previsto. Temos que rever, porque não é justo a população arcar com mais taxas”, declarou. Participaram também da reunião, representantes do Sindicato das Transportadoras de Mato Grosso (Sindmat), Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado (Aprosoja), Secretaria de Fazenda do Estado (Sefaz), Agência de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Estado (AGER) e Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja). Só Notícias

Nenhum comentário:

Postar um comentário