terça-feira, 25 de julho de 2017

Pesquisadores organizam artigos sobre agroecologia em revista da SBPC


Agroecologia

Pesquisadores organizam artigos sobre agroecologia em revista da SBPC


Pesquisadores organizam artigos sobre agroecologia na edição de abril/maio/junho da revista da SBPC
Por:  
Publicado em 25/07/2017 às 11:55h.
A edição de abril/maio/junho da revista Ciência & Cultura – Temas e Tendências, editada pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), traz como tema central a agroecologia, e tem como organizadores editoriais e científicos os pesquisadores Edson Diogo Tavares e Fernando Curado, da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju, SE).
De acordo com o editorial escrito pelo pesquisador Carlos Vogt, esta edição da revista aborda a agroecologia como uma forma de cultivo alternativa à tradicional monocultura em um Brasil que é um dos líderes mundiais de produção de alimentos. Ele explica que o núcleo temático procura abordar as várias questões intrínsecas ao tema, passando pela relação com o meio ambiente, com os movimentos sociais no campo e pela urgente necessidade de se investir em agrossistemas sustentáveis.
O artigo de abertura do espaço temático é de autoria de Tavares e Curado, doutores em desenvolvimento sustentável pela Universidade de Brasília (UnB). Edson Diogo coordena o arranjo de projetos da Embrapa em agroecologia para o Nordeste Brasileiro e integra, junto com Fernando, o Núcleo de Agroecologia da Embrapa Tabuleiros Costeiros.
Intitulado ‘Agroecologia: abordagens na busca da autonomia do campesinato brasileiro’, o texto traz um apanhado geral de contextualização do surgimento e evolução da corrente no seio das ciências sociais e agrárias no país, além de sua relação com o fortalecimento e conquistas sociais e ambientais dos movimentos organizados no campo brasileiro.
O núcleo temático traz ainda cinco outros artigos de especialistas de diversas instituições de ensino superior e pesquisa do país, entre eles Amaury Santos, da Embrapa Tabuleiros Costeiros, que há anos realiza pesquisas de conservação de sementes crioulas por agricultores familiares no Nordeste.
A revista Ciência & Cultura – Temas e Tendências tem periodicidade trimestral e é uma publicação da SBPC com produção editorial do Laboratório de Jornalismo (LabJor) da Unicamp e com apoio do CNPq, Finep, Fapesp e Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário