sexta-feira, 14 de junho de 2019

Nota Conjunta MRE e Mapa - Retomada das exportações de carne bovina para a China



Publicado em 14/06/2019 11:36



Nota conjunta MRE/MAPA
CARNE BOVINA – FIM DA SUSPENSÃO DOS EMBARQUES PARA A CHINA
A China informou ao Brasil, ontem, que serão retomadas as importações de carne bovina brasileira, suspensas desde o último dia 3 de junho.
Conforme previsto em protocolo sanitário assinado pelos dois países, o Brasil havia suspendido os embarques após a detecção de caso de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), em sua forma atípica, confirmado e notificado à Organização Internacional de Saúde Animal (OIE) em 31 de maio último.
Como se sabe, diferentemente da forma clássica da doença, a forma atípica ocorre de forma espontânea e esporádica em todas as populações de bovinos do mundo, não estando relacionada à ingestão de alimentos contaminados. A detecção é resultado do ativo monitoramento no âmbito do Programa Nacional de Prevenção e Vigilância da EEB (PNEEB).
Desde 2015, a OIE deixou de considerar esse tipo de ocorrência na avaliação do status sanitário dos países. O Brasil continua a ser considerado, pela OIE, país de risco insignificante para a doença, o melhor grau atribuído pela organização.
Tags:
 
Fonte: MRE/MAPA

Nenhum comentário:

Postar um comentário