sexta-feira, 19 de julho de 2019

Falar que se passa fome no Brasil é uma grande mentira, diz Bolsonaro



Publicado em 19/07/2019 14:11 e atualizado em 19/07/2019 19:30



Por Lisandra Paraguassu
BRASÍLIA (Reuters) - O presidente Jair Bolsonaro classificou nesta sexta-feira, durante café da manhã com a imprensa estrangeira, como uma "grande mentira" a ideia de que existem pessoas que passam fome no Brasil, ao mesmo tempo que disse concordar com a avaliação de que alguns brasileiros comem mal.
A declaração, que surpreendeu jornalistas de meios estrangeiros, foi uma resposta do presidente a uma pergunta sobre o aumento da desigualdade social no Brasil.
"Falar que se passa fome no Brasil é uma grande mentira. Passa-se mal, não come bem, aí eu concordo. Agora, passar fome, não", defendeu.
Bolsonaro acrescentou que não se vê no país, mesmo entre as pessoas mais pobres, "gente pelas ruas com físico esquelético como se vê em outros países do mundo".
Dados do Fundo das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação apontaram que, em 2017, 5,2 milhões de pessoas passavam fome no Brasil, número ligeiramente maior do que os de 2014, indicando que 5,1 milhões de pessoas estariam nessa condição. Para a FAO, o combate à fome no país está estagnado.
Após a declaração à imprensa estrangeira, Bolsonaro voltou ao tema ao falar com jornalistas depois de cerimônia em Brasília, e adotou tom mais ameno. Ao mesmo tempo que reiterou que o brasileiro come mal, admitiu que "alguns passam fome", e classificou essa situação como "inaceitável".
"O brasileiro come mal, alguns passam fome, mas é inaceitável em um país tão rico como o nosso, com terras agricultáveis, água em abundância", disse o presidente.
"Falei também nas questões das PCHs (pequenas centrais hidrelétricas). Você leva 10 anos para conseguir uma licença e qualquer hectare de água produz de 10 a 15 toneladas de tilápia por ano. Então o país, aqui a gente não sabe por que uma pequena parte passa fome e outros passam mal ainda", afirmou.
(Com reportagem adicional de Eduardo Simões, em São Paulo)
Veja abaixo o vídeo gravado durante o café-da-manhã, a declaração sobre a fome no Brasil se inicia aos 5 minutos:

Bolsonaro ameniza fala sobre fome (em O Antagonista)

Jair Bolsonaro disse, ao final de um evento em comemoração do Dia Nacional do Futebol, que “alguns passam fome” no país e que é inadmissível isso ocorrer num lugar com as características naturais do Brasil, registra a Zero Hora.
Mais cedo, em seu café da manhã com correspondentes internacionais, o presidente dissera: “Falar que se passa fome no Brasil é uma grande mentira. Passa-se mal, não come bem. Aí eu concordo. Agora, passar fome, não”.
Questionado se estava recuando sobre a afirmação feita durante o café com jornalistas, Bolsonaro se irritou.
“Ah, pelo amor de Deus, se for para entrar em detalhes, eu vou embora. Eu não tô vendo nenhum magro aqui [entre os jornalistas]. Temos problemas no Brasil, temos, não é culpa minha, vem de trás. Vamos tentar resolver.”
Tags:
 
Fonte: Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário