terça-feira, 12 de novembro de 2019

Chuvas generalizadas (e plantadeiras) chegam na virada da semana, diz INMET



Publicado em 12/11/2019 16:25 e atualizado em 12/11/2019 18:18


Bloqueio foi rompido e a umidade vai alcançar até o Matopiba. Veranicos serão curtos, informa Francisco de Assis
Francisco de Assis Diniz - Chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet

Podcast

Chuvas generalizadas (e plantadeiras) chegam na virada da semana, diz INMET
Download
LOGO nalogo
Após periodo de estiagem que resultou no maior atraso de plantio dos últimos cinco anos, dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) indicam que as chuvas devem retomar a normalidade em praticamente todas as regiões do país. O bloqueio na atmosfera que impedia que a estação chuvosa avançasse, começa a ser rompido e finalmente as chuvas plantadeiras chegam nas áreas de produção agrícola do Brasil. 
Francisco de Assis Diniz, chefe de meteorologia do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), confirmou a informação em entrevista exclusiva ao Notícias Agrícolas, durante o AgroBit Brasil 2019, evento que está sendo realizado nos dias 12 e 13 de novembro, no Parque das Exposições Ney Braga, em Londrina (PR). 
"Agora realmente vai começar a mudar mais o padrão atmosférico no Brasil, dando mais condições de chuvas, exatamente pegando Centro e Sudeste do Brasil", afirma. Francisco destacou ainda que as chuvas atingirão os estados de Minas Gerais, Espírito Santo, sudoeste e oeste da Bahia, além do norte e oeste do Paraná, região onde os produtores sofreram com o atraso das chuvas, precisando inclusive fazer o replantio da soja 2019/20.
Francisco explicou ainda que, no momento, o clima passa por uma situação neutra em relação a El Niño e La Ninã, afirmando ainda que as chuvas, apesar de terem demorado, trazem um fator positivo. Segundo Francisco, neste verão os Veranicos tendem a ser mais curtos, graças ao atraso nas chuvas. "Como começou muito tarde evita a gente ter aquele Veranico prolongado de janeiro. Pode ter um Veranico, mas de curta duração", afirma. Nesta safra, este fenômeno deve ter cerca de sete dias, segundo o Inmet. 

Confira o mapa para o período entre 19 e 25 de novembro: 
NOAA
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
De acordo com o Inmet, os mapas também indicam boas condições de chuvas para o mês de dezembro, mantendo as condições normais climatológicas das regiões. "É lógico que ainda vai apresentar certa anomalia entre o Mato Grosso do Sul e norte e oeste do Paraná no mês de dezembro, mas não deve ficar muitos dias sem chuvas", afirma. Os mapas indicam chuvas generalizadas para o mês de dezembro, sobretudo nas regiões Sudeste, região Central e Mato Grosso do Sul. 
Para a região do café, em Minas Gerais e Espírito Santo, ele afirma que as chuvas têm caído com mais regularidade, quando comparadas com outras regiões do país. Segundo Francisco, com a mudanças nas condições, as chuvas já devem atingir a região do café já no próximo final de semana. "Nos primeiros dias, no final de semana, deve acontecer temporais e vendavais, pancadas de chuvas bem fortes até que amenizem para ficar chuvas mais frequentes", explica. 
Previsão estendida para todo o Brasil 
No período de 12 até 20 de novembro, o mapa de previsão estendida do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosféria Nacional (NOAA, na sigla em inglês), mostra chuvas para as regiões Sudeste e pontos da região Centro-Oeste do país. 
Segundo o NOAA, chuvas significativas devem atingir o leste Minas Gerais, com precipitação entre 90 e 100 milímetros em alguns pontos. Também são previstas chuvas na região Centro-Oeste do país. 
Já no período de 20 a 28 de novembro, o NOAA indica que as chuvas devem avançar ao sul do país, sobretudo nas regiões de Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais e São Paulo. Em Minas Gerais os números tendem a ficar mais expressivos, entre 100 e 125 mm. 
As chuvas também avançam um pouco para a região Nordeste do país, com chuvas entre 10 e 20 mm em alguns pontos. 
Confira o mapa de previsão estendida para todo o Brasil: 

NOAA
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
Tags:
 
Por: João Batista Olivi e Virgínia Alves
Fonte: Notícias Agrícolas

Nenhum comentário:

Postar um comentário