quinta-feira, 2 de abril de 2020

Governo de SP recebe 195 toneladas de alimentos doados para a população em situação de risco durante a pandemia de COVID-19



Publicado em 02/04/2020 09:25

Os itens como leites, sopas, biscoitos e cafés serão entregues para pessoas em situação de vulnerabilidade no período da crise
O governador João Doria anunciou nesta segunda-feira, 30, ao lado do secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Gustavo Junqueira, e do Vice-Presidente Jurídico e de Assuntos Públicos da Nestlé Brasil, Gustavo Bastos, a doação de itens não perecíveis para os paulistas afetados pela crise do COVID-19.
"Estamos falando na ordem de quase 3 milhões de reais em produtos à disposição do Governo neste momento de necessidade. Os alimentos serão entregues para o comitê de doações do governo e distribuídos em regiões conforme a necessidade. O agro e a indústria são a força do nosso estado e, em um momento como esse, mostram solidariedade para mantermos a roda girando", afirma o Secretário de Agricultura e Abastecimento, Gustavo Junqueira.
"A Nestlé tem duas prioridades neste momento - a saúde e bem-estar de seus colaboradores e o abastecimento regular dos lares brasileiros com alimentos, bebidas e nutrição. Para nós, é muito importante colaborar com as famílias que, neste momento, enfrentam dificuldades", afirma Gustavo Bastos, Vice-Presidente Jurídico e de Assuntos Públicos da Nestlé Brasil.
A empresa seguirá em contato com os representantes e time técnico do Governo para a operacionalização das entregas.
Abastecimento
Em razão à pandemia do Novo Coronavírus, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo institui, nos últimos dias, um Grupo Técnico de Monitoramento do Abastecimento de alimentos e produtos agropecuários no Estado. O objetivo é pesquisar, analisar e orientar o setor privado e a população para que atuem de acordo com o momento atual. Além disso serão criados manuais de prevenção destinados a todos os elos envolvidos na produção, processamento, comercialização e distribuição desses produtos.
O secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Gustavo Junqueira, afirma que o momento pede integração ainda maior do setor e apoio de toda a sociedade. "Vamos apoiar a atividade econômica do agronegócio, que representa 21% do PIB brasileiro e é responsável por gerar empregos e alimentos para todas as famílias do nosso país", reiterou o secretário.
O grupo será composto pelo secretário de Agricultura e Abastecimento, Gustavo Diniz Junqueira, Presidente da InvestSP (Agência de Promoção de Investimentos e Competitividade), Wilson Mello, representantes da Prefeitura de São Paulo, da Associação Brasileira da Industria de Alimentos (ABIA), Associação Paulista de Supermercados (APAS), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado de São Paulo (FETCESP), Instituto de Foodservice Brasil, assim como personalidades importantes do setor privado.
O Gerente de Economia e Inteligência Competitiva da ABIA, Cleber Zumkeller Sabonaro, elogiou a iniciativa "É de grande importância e relevância a iniciativa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo em constituir um Grupo Técnico de trabalho com representantes das cadeias de produção e distribuição de alimentos do Estado para avaliar os desafios e encaminhar propostas que garantam a segurança alimentar e a saúde da população paulista, com a preservação de empregos e a perenidade das empresas".
A fim de obter resultados ágeis eficientes, o grupo de trabalho poderá convidar representantes dos setores público e/ou privado que, por seus conhecimentos, possam auxiliar no desenvolvimento das atividades. "Desta forma, o Estado através destas ações, demonstra convergência e responsabilidade pela população, saúde pública e economia em geral e, ao mesmo tempo, se aproxima da população, de forma prática e consciente, de forma à dar suporte e segurança do ente público maior", completou Omar Ahmad Assaf, da APAS.
Visando a responsabilidade da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de elaborar programas de escoamento de produtos agrícolas e oferta de alimentos junto ao setor produtivo, de zelar pela segurança e confiabilidade dos produtos, da produção e de toda a cadeia do agronegócio no Estado e de executar atividades de assistência, treinamento, orientação e divulgação dos assuntos relacionados ao abastecimento e à comercialização de produtos alimentícios, o Grupo Técnico ficará encarregado de produzir relatórios de monitoramento do Estado dentro do período da pandemia do Novo Coronavírus, garantindo que nada falte na mesa da população.
Tags:
 
Fonte:
 Sec. de Agricultura de SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário