quinta-feira, 2 de abril de 2020

RS: Agricultura mantém serviços para garantir segurança alimentar e abastecimento do Estado



Publicado em 02/04/2020 09:26

A Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul adotou um conjunto de medidas para conter o avanço do Covid-19 e também para buscar auxílio aos produtores rurais castigados pela estiagem. “O agro não para, mesmo com essa grande crise. Estamos mantendo as atividades de fomento às cadeias produtivas, de fiscalização animal e vegetal e o atendimento ao produtor rural”, diz o secretário Covatti Filho.
O Rio Grande do Sul está enfrentando a pior estiagem desde 2012, conforme o meteorologista Flavio Varone. Na safra 2011/2012, a média de chuvas de setembro a fevereiro foi equivalente a 67% da média história (que vai de 1981 a 2010). Na safra 2019/2020, choveu 86% da média. Diante deste quadro, o Estado encaminhou uma série de reivindicações do setor produtivo do agronegócio gaúcho para a ministra da Agricultura, Tereza Cristina.
Segundo Covatti Filho, o Rio Grande do Sul pede a renegociação dos custeios das lavouras e de investimentos e novas linhas de crédito, dentro do Manual do Crédito Rural, para as cooperativas, cerealistas e revendas de insumos, que permitam a repactuação das dívidas. Outro ponto foi solicitação de criação de uma linha de crédito emergencial para agricultores familiares com teto máximo de R$ 30 mil e prazo para pagamento de 10 anos, para recuperação e manutenção das atividades produtivas da propriedade rural.
Em conjunto com a Emater, o secretário apresentou proposta à ministra para simplificar a metodologia das pericias do Proagro – Programa de Garantia da Atividade Agropecuária. As propostas têm por finalidade compatibilizar as recomendações sanitárias oficiais com a necessidade de preservar os direitos dos agricultores atingidos pela estiagem que assola o Estado. Leia mais AQUI AQUI. 
Em meio à campanha antecipada de vacinação contra a febre aftosa, o prazo para a apresentação de notas ficais de compra de vacinas às Inspetorias de Defesa Agropecuária ou Escritórios de Defesa Agropecuária foi prorrogado até 30 de abril. A comprovação deve ser feita preferencialmente por meio eletrônico. Leia mais AQUI.
A Ceasa, maior entreposto de hortifrutigranjeiros do Estado e vinculada da Seapdr, adotou medidas para que o abastecimento continue. Saiba mais AQUI.
A Seapdr prorrogou parcelas de contratos do Fundo de Terras do Estado do Rio Grande do Sul (Funterra) e do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (Feaper).  Leia mais AQUI.
Atendimento no interior
Por conta do risco de contágio do Covid-19, as Inspetorias de Defesa Agropecuária em todo o Estado estão atendendo com horário reduzido, mas também funcionam por email, telefone e whatsapp. Saiba mais AQUI.
A Secretaria determinou que a colocação de lacres em cargas de suínos com destino a Santa Catarina poderá ser realizada, de forma emergencial, por médicos veterinários de empresas integradoras de suínos habilitados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para emissão de Guia de Trânsito Animal (GTA).  Leia mais AQUI.
As atividades de fiscalização agropecuária continuam. Nesta terça feira (31), a Seapdr fortaleceu as ações no Posto Fiscal de Divisa de Marcelino Ramos, divisa com Santa Catarina, atuando na fiscalização de trânsito de produtos vegetais. Adicionalmente, os fiscais estão desinfestando os veículos oriundos de centros com potencial de disseminação do vírus.
Também esta semana, em ação conjunta entre Seapdr, Brigada Militar e Polícia Civil foram apreendidos 25 bovinos sem procedência na localidade da Costa do Bica, no limite dos municípios de Piratini e Canguçu. O responsável pelos animais foi encaminhado à Delegacia da Polícia Civil de Piratini e levado ao presídio de Canguçu. Os animais foram colocados à disposição para que produtores lesados possam identificar outros animais possivelmente furtados.
Troca-Troca e Forrageiras 
A Seapdr anunciou ainda a prorrogação do prazo de pagamento dos contratos do Programa Troca-Troca de Sementes, de 30 de abril para 31 de maio. O Programa de Sementes Forrageiras, que tem o objetivo de fomentar a aquisição de sementes forrageiras a serem utilizadas na formação de pastagens de inverno e verão para alimentação dos rebanhos, foi fortalecido pelo governo do Estado e terá R$ 6,6 milhões. Leia mais AQUI.  
Exportação recorde de gado vivo
Na exportação, esta semana a pecuária gaúcha está fazendo um dos maiores embarques de exportação de gado vivo. São cerca de 22 mil animais que estão sendo levados e embarcados no porto de Rio Grande com destino à Jordânia - país que, ao lado da Turquia e do Egito, é um dos principais importadores de gado gaúcho. A Seapdr faz todo o acompanhamento do embarque, realizando a fiscalização sanitária e observância do bem-estar dos animais desde a propriedade, o período de quarentena, até o embarque no porto de Rio Grande. Os técnicos da Seapdr envolvidos na operação de embarque estão adotando medidas de proteção extras, como o uso de máscaras, distanciamento físico e uso de álcool gel. Leia mais AQUI.
Tags:
 
Fonte:
 Sec. de Agricultura do RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário