terça-feira, 1 de julho de 2014
No norte do RS, chuva traz prejuízos significativos para agricultura
No norte do RS, chuva traz prejuízos significativos para agricultura
No Rio Grande do Sul, a chuva intensa deixou 62 municípios com perdas significativas e 10 em situação de emergência
.
..
No norte do estado, os moradores estão começando a voltar para casa e a contabilizar os prejuízos.
Depois das enchentes é hora de fazer a limpeza. Dezenas de famílias que sofreram com as fortes chuvas em Nonoai, região norte do Rio Grande do Sul, começaram a voltar para casa.
No campo, mais estragos. Lavouras de trigo e canola ficaram em baixo d'água e com o solo encharcado, muitos agricultores não conseguiram sequer realizar o plantio.
Outro problema enfrentado pelos agricultores é o acesso. Muitas estradas estão completamente intransitáveis, o que impede a retirada do leite das propriedades e a chegada de alimento para os animais.
O motorista Alcione Tochetto viajou com o caminhão carregado de ração para frango, mas não conseguiu chegar até os produtores.
No município de Centenário, pelo menos, 50 famílias estão isoladas. As aulas, canceladas há quatro dias, devem ser retomadas na próxima quarta-feira (2). A estimativa é de que sejam necessários cerca de 60 dias para que todas as estradas do interior sejam recuperadas.
Segundo a Defesa Civil, 7 mil pessoas tiveram que deixar as casas por causa da chuva. Várias áreas permanecem alagadas e há risco de deslizamento de terra. A dificuldade para avaliar os estragos é grande porque está difícil acessar as propriedades.
O trigo é a principal cultura de inverno, o norte e o noroeste respondem por metade da produção do estado. Valmir Dartora, agrônomo da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), explica qual é a situação da cultura e os prejuízos para o grão que já foi plantado.
.
.
..
Data de Publicação: 01/07/2014 às 17:10hs
Fonte: Globo Rural
.
...
.
.
.
.
.
.
.
.
...
.
..
...
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
..
.
.
...
.
.
.
...
.
.
.
.
.
..
...
......
.
.
.....
..
..
....
.
..
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário