sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Exportação gaúcha recua US$ 6,6 bilhões no ano

26/12/14 - 09:49 O Rio Grande do Sul apresentou redução significativa no valor exportado, de US$ 6,6 bilhões, no acumulado de janeiro a dezembro de 2014, de acordo com a Fundação de Economia e Estatística (FEE). Uma das razões apontadas pelo economista Guilherme Risco foi a não repetição da exportação de plataformas, como ocorreu no ano passado. “Isso gerou uma queda de 27,5% no desempenho do Estado.” As exportações caíram também US$ 1,6 bilhão em novembro, resultando em variação negativa de 59,9% em valor (-42,7% em volume), quando comparado ao mesmo período do ano passado. Na indústria, todos os segmentos venderam menos para o exterior. Houve redução no desempenho dos setores de veículos automotores – por conta de barreiras na Argentina –, e também nas exportações de máquinas e equipamentos, produtos alimentícios, químicos e fumo. Já o setor de carnes apresentou recuperação, com a retomada de vendas para a Rússia (que embargou a entrada do produto vindo dos Estados Unidos e da União Europeia, migrando para Brasil), e também nas exportações de curtimento de couro, que tiveram um aumento significativo durante o ano. “O trigo obteve novamente um bom desempenho nas exportações e talvez em 2015 apareçam novas oportunidades para este produto no mercado internacional”, ressalta Risco. Na agropecuária, a soja em grão apresentou queda de US$ 10,6 milhões no mês de novembro, uma vez que a maior parte do produto destinado ao exterior foi vendido ao longo do ano. De acordo com o também economista da FEE, Adalberto Alves Maia Neto, o Rio Grande do Sul acompanhou a tendência registrada em todo o País. “Houve queda generalizada das exportações. Este foi um ano negativo para vendas externas em todo o território brasileiro, inclusive em relação aos principais destinos.” No Estado, o parâmetro de 2013 agravou o desempenho. “As exportações de três plataformas de petróleo, e de trigo, que ocorreram no ano passado, não se repetiram em 2014, quando ainda houve baixa nas vendas em todos os setores da indústria”, aponta Neto. “Em 2015 o desempenho das vendas externas gaúchas deve melhorar: primeiro, porque o parâmetro será outro, e segundo, porque a tendência é que as saídas de carne suína e de trigo continuem crescendo.” Em 2014, o Rio Grande do Sul atingiu a quarta posição entre os maiores estados exportadores, com participação de 8,36% das vendas externas, ficando abaixo de São Paulo (22,61%), Minas Gerais (13,03%) e Rio de Janeiro (10,04%) e acima do Paraná (7,37%). No acumulado do ano, a queda das vendas externas da indústria de transformação gaúcha foi de US$ 5,9 bilhões – sendo US$ 4,8 bilhões vinculados às plataformas de petróleo que não foram exportadas. “Na agropecuária, o destaque foi para a soja, que vendeu US$ 3,9 bilhões. Esse volume foi significativo, representando 22,7% do total exportado pelo Estado, mas ficou um pouco abaixo do que o registrado no total do ano passado, que alcançou US$ 4,2 bilhões”, compara Risco. Em novembro, o desempenho do setor agropecuário foi de US$ 57,8 milhões, enquanto que as exportações da indústria de transformação totalizaram US$ 974,1 milhões. Ainda de acordo com Risco, dezembro deve registrar valores próximos aos observados em novembro, com “queda significativa” do desempenho das exportações no Rio Grande do Sul. “Para 2015, a expectativa é em relação a alguns setores que estão crescendo, como a carne suína, e que a economia internacional melhore. Se isso acontecer, e se for mantida a melhora no câmbio para a exportação, pode ser que haja impulso no desempenho do Estado e do País”, completa o economista. Jornal do Comércio Autor: Adriana Lampert

Nenhum comentário:

Postar um comentário