sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Rabobank: Coronavírus traz riscos para serviços de alimentação



Publicado em 31/01/2020 14:41 e atualizado em 31/01/2020 15:55

O surto de coronavírus afetará as receitas de serviços de alimentação a curto prazo na China, segundo relatório do Raboibank divulgado nesta sexta-feira (31). Cingapura, Tailândia e Vietnã são os mercados mais vulneráveis ​​fora da China. Os participantes do serviço de alimentos podem enfrentar desafios como interrupções no fornecimento e falta de pessoal. Os players também terão que considerar mudanças estratégicas na maneira como operam, se quiserem reter clientes e garantir crescimento a longo prazo.
 
Indústria de serviços de alimentação da China é a mais atingida se o surto de coronavírus se prolongar
A China está sofrendo o impacto imediato do surto de coronavírus em Wuhan, com a cidade de Wuhan fechada. Os consumidores chineses em outras províncias também são incentivados a evitar espaços públicos para diminuir a probabilidade de infecção. 
O impacto do surto é difícil de prever neste momento, segundo o Rabobank. Em geral, as vendas no varejo de necessidades diárias são relativamente resistentes ao impacto de um surto de vírus, porque os consumidores continuarão estocando alimentos diários, como legumes, carne e macarrão. As indústrias de serviços de alimentação e turismo são mais afetadas pela doença, pois os consumidores optam por se proteger por não jantar fora ou viajar. 
Embora ainda seja muito cedo para medir o impacto no crescimento do serviço de alimentos em 2020, a experiência da doença por SARS pode oferecer uma espécie de referência. No segundo trimestre de 2003, o crescimento do serviço de alimentos desacelerou mais que o crescimento do PIB, com maio de 2003 (o pior período da SARS) mostrando um declínio de -15,5% em relação ao ano anterior. No entanto, depois que a doença foi controlada, a indústria de serviços alimentícios se recuperou mais rapidamente do que outros setores no terceiro trimestre. Além da demanda recuperada do consumidor, os esforços dos players do setor de alimentos para proporcionar uma melhor experiência, diferenciação e alimentos de alta qualidade ajudaram a restaurar a confiança do consumidor. 
Comparado com o SARS, a resposta do governo a esse surto de vírus foi rápida e decisiva, conforme explicam especialistas do Rabobank. O governo adotou medidas agressivas para impedir a disseminação, como um bloqueio antecipado das cidades nas quais a doença foi relatada. Isso pode afetar a indústria de serviços alimentícios ainda mais do que o período da SARS no curto prazo. A instituição espera que as vendas do primeiro trimestre de 2020 devam diminuir, devido a medidas governamentais mais agressivas para conter a doença e as preocupações dos consumidores em torno de jantar fora.
Um desafio a curto prazo para operadores de serviços de alimentos encadeados
Em resposta ao surto do coronavírus, operadores de serviços de alimentos como Starbucks, McDonald's, Yum China e Hai Di Lao hotpot fecharam temporariamente algumas de suas lojas na China. Isso afetará as receitas no primeiro trimestre. Os operadores também podem ser confrontados com interrupções na cadeia de suprimentos e com uma escassez de mão-de-obra assim que reabrirem, pois os funcionários podem ter dificuldades em retornar ao trabalho. 
Os players do setor de alimentos precisam se preparar para superar essas dificuldades, a fim de colher todos os benefícios quando os clientes retornarem.

Alterações de longo prazo também são necessárias para os players de serviços de alimentos na China
É claro que são necessárias ações no curto prazo, mas o surto atual também fornece algumas lições para o longo prazo. Os players de serviços de alimentos na China fariam bem em:
1. Aprimore sua parceria com a plataforma de entrega
Os players de entrega de alimentos adotaram algumas idéias inovadoras durante o surto, como o lançamento de entrega sem contato. Num futuro próximo, a entrega de alimentos se tornará mais crítica, devido à sua conveniência e capacidade de lidar com as interrupções. Assim, os participantes do serviço de alimentos podem precisar co-desenvolver a estratégia futura com as plataformas para garantir um ecossistema equilibrado de 'alimentos e plataformas' (ver Rabobank em Go- Foodservice Outlook 2020 ).
2. Revise a cadeia de suprimentos
Embora seja difícil prever o quanto a cadeia de suprimentos será interrompida nesse estágio, os agentes de serviços de alimentos e seus parceiros da cadeia de suprimentos devem planejar com antecedência para lidar com possíveis desafios e oportunidades. 
3. Segurança e rastreabilidade serão a chave para o sucesso futuro
O surto gerou pânico em torno da segurança alimentar. O Rabobank acredita que os participantes do serviço de alimentos devem aproveitar esta oportunidade para melhorar a qualidade, a segurança e a rastreabilidade dos alimentos para conquistar e reter os consumidores no futuro.

Turismo é atingido e reduz a receita de serviços de alimentação no Sudeste Asiático
Espera-se que as chegadas reduzidas de turistas afetem o serviço de alimentos no Sudeste Asiático. Espera-se que as chegadas de turistas no sudeste da Ásia caiam no primeiro trimestre devido a restrições de viagens da China e restrições de visto impostas pelos mercados de destino à chegada de áreas afetadas por coronavírus. 
O Rabobank estima que a receita de serviços de alimentos nos principais mercados do Sudeste Asiático de Cingapura, Tailândia e Vietnã seja impactada no primeiro trimestre de 2020. Isso se deve à maior dependência das chegadas da China em comparação com outros países-chave no sudeste asiático. Os visitantes da China representaram 32% de todas as chegadas de turistas no Vietnã, enquanto foram de 27,6% para a Tailândia e 18,5% para Cingapura em 2018 (fontes: respectivos ministérios / conselhos nacionais de turismo, Escritório de Estatística). O medo geral de viajar para esses três países, com maior incidência de casos relatados de coronavírus, reduzirá também as chegadas de outros países. 
À medida que as chegadas de visitantes caem, a contribuição dos turistas para o serviço de alimentação também. Por exemplo, de acordo com o Conselho de Turismo de Cingapura, os turistas gastaram SGD 2.593m em alimentos e bebidas em Cingapura em 2018. Supondo que quase tudo isso foi gasto em serviços de alimentação, com muito pouco em compras no varejo, os turistas contribuíram com aproximadamente 30% nas vendas totais em 2018.
Conforme o banco explica no relatório Foodservice Outlook 2020 (veja Rabobank to Go - Foodservice Outlook 2020 ), a expectativa na Tailândia no início do ano era de perspectivas de crescimento igual ou ligeiramente melhores em 2020 em comparação a 2019. No entanto, as expectativas terão deve ser ajustadas se o impacto do vírus durar além do primeiro trimestre de 2020. Da mesma forma, a incerteza prolongada em relação ao turismo reduzirá o crescimento esperado para 2020 no serviço de alimentos de 2% em Cingapura e 7,8% no Vietnã.  

Tags:
 
Fonte: Rabobank

Nenhum comentário:

Postar um comentário