segunda-feira, 28 de janeiro de 2013
Desempenho do frango vivo na quarta semana de 2013
O frango vivo comercializado no interior paulista encerrou a quarta semana de janeiro completando, no sábado, 26, 15 dias de preço estável em R$2,90/kg, valor 3,33% inferior ao registrado na abertura do ano ou, mesmo, 30 dias atrás
DA AVISITE
Por analogia ao que ocorreu um ano antes, de princípio temeu-se que essa queda fosse bem mais significativa. Afinal, em janeiro de 2012, nos mesmos 26 primeiros dias do mês e do ano, o preço do frango vivo sofreu queda de mais de 20%, enquanto a redução em 30 dias superou os 27%. Isto sem contar que então (30 dias antes) a “queda livre” já estava em andamento.
Desta vez, porém, mesmo com fraca movimentação do mercado (é janeiro, mês do menor consumo do ano), os preços se estabilizaram a partir da terceira semana e – o que é melhor – encontraram mercado firme a partir da quarta semana, causando surpresas naquele que, teoricamente, deveria ser o pior momento do mês.
Faltando agora quatro dias para o encerramento do primeiro mês de 2013, as variações de preço que porventura vierem a ocorrer serão, somente, de elevação. Porque o momento é de preparação para o novo mês que se avizinha e que chega com boa parte dos salários reajustados.
É verdade que no meio do caminho tem um Carnaval, acontecimento que sempre se reflete negativamente sobre o consumo da maioria dos alimentos. Mas tudo indica que, independentemente das condições de demanda, a oferta continua restrita e, sem dúvida, muito mais adequada a um momento de consumo também restrito. Assim, a fase de melhor remuneração (e de recuperação de parte dos prejuízos acumulados em 2012) tende à continuidade mesmo no período de Quaresma.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário