quinta-feira, 28 de agosto de 2014
FAMATO e Monsanto investem na nova geração de líderes do agronegócio
Preparar as futuras gerações para os desafios de alimentar uma população crescente é o objetivo do Futuros Produtores do Brasil
Preparar as futuras gerações para os desafios de alimentar uma população crescente é o objetivo do Futuros Produtores do Brasil, projeto realizado pela Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (FAMATO) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-MT). A ação, que visa incentivar jovens filhos de agricultores e pecuaristas a cuidarem da gestão de suas propriedades, também conta com o apoio dos Sindicatos Rurais e o patrocínio da Monsanto.
Formado por uma turma de 30 herdeiros, o grupo se reuniu pela primeira vez no dia 10 de maio, na Fazenda Filadélfia, em Campo Verde (GO). Durante o encontro, jovens com idades entre 18 e 22 anos tiveram a oportunidade de compreender a importância da continuidade da agricultura no país e discutir os planos de sucessão em suas propriedades. Além disso, os jovens participaram de um tour na fazenda para conhecer as instalações. Já no dia 7 de junho, a reunião se deu na cidade de Sorriso (GO), em que o grupo visitou a Fazenda Herkapi, exemplo de diversificação de produção e de sucessão familiar. Além disso, os presentes visitaram uma cooperativa formada por produtores rurais.
A propriedade Gamada, em Nova Canaã do Norte (MT), recebeu os jovens no dia 19 de julho. A fazenda é considerada pioneira no estado em Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF). Lá, os visitantes tiveram acesso ao modelo de gestão da propriedade compartilhada entre pai e filho.
“Apoiar o programa Futuros Produtores do Brasil é de extrema importância para a Monsanto pois nos permite colaborar com a formação e capacitação dos futuros líderes do agronegócio do estado do Mato Grosso e do Brasil. A oportunidade é única e está em linha à Visão 2020, promovendo o desenvolvimento sustentável da agricultura brasileira”, disse Daniela Mariuzzo, gerente de Responsabilidade Social Corporativa e Sustentabilidade da Monsanto e coordenadora da parceria com a FAMATO.
Nas próximas atividades da turma de 2014, os participantes irão até São Paulo (SP) nos dias 21 e 22 de agosto, onde visitarão a Bolsa de Valores (BMF Bovespa) e o Porto de Santos, importante canal de escoamento da produção agrícola brasileira.
Palavra do participante
André Itor é um dos participantes do projeto e orgulha-se em fazer parte do time. Com apenas 18 anos, o mato-grossense sabe a importância que o FPB tem em seu futuro agrícola. “Fui indicado por um amigo a participar e de fato foi importante. Visitar outras propriedades tem sido enriquecedor para mim, já que estou tendo a oportunidade de conhecer diferentes modelos de produção. Além disso, o projeto me possibilita ter contato com informações e estratégias que eu nem imaginava que existiam no agronegócio”, afirmou. Itor é herdeiro de duas fazendas de soja, milho e algodão em Campo Verde (MT).
Data de Publicação: 28/08/2014 às 08:20hs
Fonte: Monsanto em Campo
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário