segunda-feira, 1 de julho de 2013
Governador entrega a licença para a produção de fertilizante em Arraias (TO)
Governador entrega a licença para a produção de fertilizante em Arraias (TO)
01/07/13 - 00:00
Com licença de operação assinada pelo Governador, Roberto Busato afirmou que empresa pode produzir até 500 mil toneladas de superfosfato simples por ano
O Governador Siqueira Campos entregou nesta sexta-feira, 28, o termo de licença de operação para o projeto Itafós Arraias SSP, da empresa de fertilizantes MbAC. A assinatura foi feita pelo presidente do Instituto Natureza do Tocantins- Naturatins, Alexandre Tadeu, durante evento para a implantação do Cadastro Ambiental Rural (CAR) no Tocantins, com a presença da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, no Palácio Araguaia.
Instalada, a unidade da fábrica no estado terá capacidade de produção de 500 mil toneladas de superfosfato simples por ano e será a primeira neste porte a funcionar na região do Cerrado. Pela localização estratégica do Tocantins, a empresa deverá desempenhar importante papel para o abastecimento de fertilizantes para as novas fronteiras agrícolas no Brasil, que incluem, além do Tocantins, o Oeste da Bahia e o Sul de Maranhão e Piauí. “Temos muito fosfato aqui e podemos vender para outros estados. Nós precisamos de mais empresas como esta para explorá-los”, ressaltou o Governador Siqueira Campos.
Na ocasião, o presidente do grupo, Roberto Busato Belger, destacou a parceria do Governo do Estado no fortalecimento do setor no Tocantins. Para o COO (sigla em inglês para chefe do escritório de operações), a assinatura do termo é um momento importante para a empresa, pois marca o início de um ciclo de operação. De acordo com Busato, a licença para funcionamento “nos faz atentar para o fato de estarmos bem perto do fim das obras e da entrada em produção”.
Para incentivar a criação e desenvolvimento de outras indústrias, o Governo de Tocantins implementou o distrito industrial de Arraias. De acordo com Busato, Isso fará da unidade da MbAC Fertilizantes o embrião de um ambicioso projeto de desenvolvimento. O investimento, porém, tem também características sociais, com programas e projetos de capacitação.
O presidente da MbAC Fertilizantes lembrou que para atingir o potencial máximo de produção agrícola, o Cerrado precisa de grandes quantidades de fertilizantes. “Em breve, o produtor do Cerrado terá acesso a um produto de alta qualidade e, devido à proximidade, com uma logística melhor e mais simples. O resultado vai ser sentido não só do ponto de vista econômico, mas também em benefícios para a infraestrutura e para a geração de empregos e uma renda melhor, beneficiando assim toda a comunidade”.
Durante a solenidade, o gestor destacou que a empresa acabou de capacitar mais de 400 trabalhadores para trabalharem com o beneficiamento de superfosfato para a fabricação de fertilizantes. “Metade deles é daqui da região e o restante, com mais experiência e que trouxemos de fora, estão auxiliando no treinamento”, completou.
Investimento
A MbAC Fertilizantes está investindo no projeto, segundo Busato, cerca de R$ 600 milhões, montante que pode subir para R$ 800 milhões até 2015. Atualmente, cerca de 700 pessoas trabalham na obra. Quando entrar em produção, a planta empregará cerca de 500 funcionários em regime direto. O preenchimento de cerca de 100 vagas com perfil técnico já começou e está em fase de recrutamento. O evento que marcará o início da operação ocorrerá em 1º de agosto deste ano, data em que é comemorado o aniversário de Arraias, e contará com a presença do Governador Siqueira Campos.
Quando entrar em operação, a planta entregará o superfosfato simples a diversas misturadores que serão instaladas na região, formando, em Arraias, o primeiro pólo minero-químico de Tocantins. Essas indústrias usarão o produto em diversas formulações de NPK (nitrogênio, fosfato e fósforo), um fertilizante básico usado na agroindústria. Apesar de ser um dos maiores produtores mundiais de alimentos, o Brasil importa 70% dos fertilizantes que consome. A entrada em operação do projeto Itafós Arraias SSP pode ser um passo importante para diminuir essa dependência.
(Com informações da assessoria da MbAC)
Surgiu
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário