Publicado em 31/01/2019 11:16 e atualizado em 31/01/2019 12:28
Melhor uma safra só, mas bem feita, do que perder em duas, diz Walter Rigodanzo
O Notícias Agrícolas esteve na área de soja do produtor Walter Rigodanzo, em Chapadão do Céu (GO), onde há a expectativa de uma produção de 90 sacas por hectare.
Nesta área, foi plantado um cultivar de ciclo médio com 15 a 20 dias de diferença da maioria dos produtores, que iniciaram o plantio assim que o vazio sanitário foi encerrado.
O plantio dos vizinhos de Rigodanzo, assim, sofreu bastante com o veranico. Contudo, sua lavoura respondeu com produtividade, atendendo a um projeto que está sendo desenvolvido em todo o Brasil.
Entretanto, há informações de lavouras com material precoce que alcançam uma produção de 64 sacas por hectare. Em relação a outras regiões do estado, o resultado alcançado, segundo Rigodanzo, foi bom.
Para ele, a diferença está no solo, que conta com um percentual elevado de argila. Com 45% a 60% de argila no solo, a cultura tem uma resistência um pouco maior.
Ele ressalta que o processo que segue em sua lavoura tem um custo elevado e que as propriedades têm que ir fazendo isso em parcelas. Mas, como ele lembra, toda a agricultura tem que ser muito bem planejada - e, no final das contas, os produtores colhem lucratividade. "Quando você investe em tecnologias, o resultado final é lucro", afirma.
Veja fotos:
Por: João Batista Olivi e Izadora Pimenta
Fonte: Notícias Agrícolas
Nenhum comentário:
Postar um comentário