A região Centro-Oeste voltou a ter mais chuvas no último final de semana e novas precipitações são esperadas nas próximas horas já que instabilidades seguem sobre os estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás nesta segunda-feira (29). (Veja a imagem de satélite abaixo) O modelo Cosmo aponta acumulados diários de até 125 milímetros em algumas áreas.
"O fluxo de umidade e calor está aumentando sobre o Centro-Oeste e isso estimula a formação de nuvens mais carregadas pela Região durante os últimos dias de janeiro. A chuva volta forte para todos estados e até para o Distrito Federal, mas Mato Grosso e Mato Grosso do Sul devem ter a chuva mais volumosa e frequente", informa Climatempo.
Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (30/01 a 01/02) para todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Diante dessa condição na região Centro-Oeste, o CPTEC (Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Inpe) divulgou alerta de risco moderado para ocorrência de fenômeno meteorológico adverso dentro das próximas 72 horas em praticamente todo o Centro-Oeste e Sudeste do Brasil. Estragos com as chuvas no campo e na cidade não estão descartados. (Veja o mapa das áreas abaixo)
"Na área em destaque do mapa, ocorrerão pancadas de chuva localmente fortes acompanhadas de descargas elétricas, rajadas de vento, acumulados de chuva pontuais e granizo eventual", alerta o centro.
Veja o mapa com previsão de ocorrência de fenômeno meteorológico:
Fonte: CPTEC/Inpe
Em entrevista ao Notícias Agrícolas no fim da semana passada, Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Inmet, havia adiantado a previsão de mais chuvas nas regiões Centro-Oeste, Norte, Sudeste e no cinturão produtivo do Matopiba. Por outro lado, são esperados menores volumes em praticamente todo o Sul do país.
Veja mais:
» Após bons acumulados, chuvas devem reduzir na região Sul em meio ao período de enchimento de grãos
» Após bons acumulados, chuvas devem reduzir na região Sul em meio ao período de enchimento de grãos
Veja o satélite para todo o Brasil nesta 4ª feira:
Fonte: Inmet
Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas
Nenhum comentário:
Postar um comentário