sexta-feira, 31 de agosto de 2018

Projeto "Estradas com Araucárias" recebe Prêmio Expressão de Ecologia 2018

Prêmio Expressão de Ecologia

Projeto "Estradas com Araucárias" recebe Prêmio Expressão de Ecologia 2018


Nesta sexta-feira, 31/08, o Projeto Estradas com Araucárias recebe o Prêmio Expressão de Ecologia 2018
Por:  
Publicado em 31/08/2018 às 10:04h.
Nesta sexta-feira, 31/08, o Projeto Estradas com Araucárias recebe o Prêmio Expressão de Ecologia 2018. A entrega acontece durante o Fórum de Gestão Sustentável 2018, que acontece na parte da tarde na FIESC (Florianópolis/SC).
“Estradas com Araucárias” recebe o prêmio na categoria “Marketing Ecológico”. Participaram da seleção 126 cases e 29 serão premiados em 18 categorias. O Prêmio Expressão de Ecologia foi criado em 1993 pela Editora Expressão, um ano após a Conferência Mundial do Meio Ambiente no Rio de Janeiro - Eco 92, para divulgar as ações ambientais das empresas da região Sul do Brasil. “Para nós, receber o Prêmio Expressão é a certeza de que estamos realizando ações significativas em benefício da sociedade”, comemora o pesquisador Edilson Batista de Oliveira, da Embrapa Florestas, idealizador do projeto.
Os projetos vencedores desta edição e também das edições anteriores do Prêmio fazem parte do Livro Trajetória Ambiental do Sul, publicação especial da Editora Expressão que será lançada no evento de premiação.
O projeto
“Estradas com Araucárias” é um projeto de Pagamentos por Serviços Ambientais (PSA) que visa incentivar o plantio de araucária em divisas de propriedades rurais com faixas de domínio de estradas. Os produtores rurais familiares recebem Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) prestados pelas araucárias. Os recursos vêm da iniciativa privada, que utiliza as árvores plantadas na compensação de emissões de gases de efeito estufa/GEE. “O projeto também promove outros serviços ambientais como paisagismo, proteção ambiental, preservação da araucária, educação ambiental, produção de pinhões, benefícios para a fauna, conforto térmico para o gado”, explica Oliveira.
Situação atual
O projeto está implantado em quatro municípios: Lapa/PR, Fernandes Pinheiro/PR, Fazenda Rio Grande/PR e Caçador/SC. São 70 propriedades rurais familiares, que plantaram e cuidam de cerca de 20 mil araucárias. Vários produtores ampliaram seus plantios para além do limite mínimo exigido de 200 mudas por propriedade. Todos os produtores passaram a ter renda anual com o PSA, sendo a parcela de 2017 a sexta anuidade de R$ 1 mil. O projeto é patrocinado atualmente pela empresa de transporte e logística OTD Brasil.
“Agora em 2018, estamos implantando o quinto módulo do projeto no município de São João/PR. Os trabalhos contam com a parceria de professores e alunos da Escola Rural do Distrito Ouro Verde, nome dado em homenagem à araucária que já foi fundamental à economia do Município, mas foi praticamente dizimada”, explica Oliveira. Os alunos têm faixa etária de 4 a 11 anos, sendo 90% filhos de agricultores familiares e de arrendatários. Um dos módulos será instalado na Escola. “Neste mesmo contexto, o Colégio Agrícola da Lapa já participa desde o início, com muito sucesso”, analisa.
Outras premiações:
O projeto “Estradas com Araucárias” já recebeu os seguintes prêmios:
  • Prêmio Frotas e Fretes Verdes (2015). Categoria Sustentabilidade em Produtos;
  • Prêmio Social e Ambiental Chico Mendes (2016). Conferido pelo Instituto Internacional de Pesquisa e Responsabilidade Socioambiental "Chico Mendes"
  • Concessão pela SEMA-PR do Selo Verde Paraná, nos anos 2015 e 2016, para o patrocinador do Projeto
  • Prêmio Von Martius de Sustentabilidade (2017). Um dos três premiados na categoria Natureza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário