segunda-feira, 4 de maio de 2020

Suinocultores podem começar a descartar matrizes e leitões caso demanda interna não melhore nos próximos 30 dias

Publicado em 04/05/2020 16:27

Marcos Antônio Spricigo - Produtor Rural e Proprietário de Frigorífico
Medida de reduzir a nutrição das rações e entregar animais mais leves para o abate tem surtido efeito, mas ação é paliativa para uma situação de demanda baixa em relação à oferta

Podcast

Entrevista com Marcos Antônio Spricigo - Produtor Rural e Proprietário de Frigorífico sobre a Produção de Suínos
Download
LOGO nalogo

Em uma tentativa de encurtar a oferta de suínos aos frigoríficos, produtores catarinenses passaram a reduzir o potencial nutritivo das rações, atrasando a engorda dos animais e entregando suínos mais leves para abate. A medida surtiu efeito de leve aumento nos preços, mas segundo Marcos Antônio Spricigo, suinocultor e proprietário de frigorífico catarinense, se a demanda interna não melhorar, medidas mais derásticas devem ser tomadas. 
Ele explica que a diminuição da energia nas rações resultou na última semana de abril um aumento entre R$ 0,40 a R$ 0,50 por quilo e suíno, já que os animais estão indo mais tarde para o abate e mais leves, entre 90kg a 110kg. 
Entretanto, ele ressalta que se o mercado interno não der resposta de melhora de demanda nos próximos 30 a 40 dias, com flexibilização nas aberturas de comércios em todo o país, as lideranças na suinocultura terão que se reunir para decidir por medidas mais drásticas.
"Uma delas é o descarte de leitões que nascerem, também o não cobrimento de matrizes e até o descarte de matrizes que ainda renderiam uns dois partos", disse.
De acordo com Spricigo, a tensão do produtor no momento é muito grande, e é preciso que ele comece a sentir o mercado mais firme para comercializar seu produto com melhores preços. 
"Teve muito suinocultor tomando decisões isoladas, sem se informar direirto com as associações, entrando em desespero e vendendo a preços muito baixos, deixando o mercado cair na mão de especuladores". 
Apesar dos preços baixos, Spricigo conta que os frigoríficos seguem o ritmo de abate nromalmente, mesmo tendo tido desvalorizações nos preços das carcaças vendidas. 
Por:
 Letícia Guimarães
Fonte:
 Notícias Agrícolas

Nenhum comentário:

Postar um comentário