segunda-feira, 29 de abril de 2013
Em GO, tecnologia ajuda a aumentar a produção de cebola
Em GO, tecnologia ajuda a aumentar a produção de cebola
29/04/2013 07h37
Plantio começou mais tarde em Cristalina.
Município tem uma das maiores produtivi
Os canteiros de cebola ganham forma na fazenda em Cristalina, região leste de Goiás. Para ter o formato preciso, a propriedade investiu R$ 300 mil em tecnologia de ponta.
A máquina, controlada por satélite, faz cada canteiro com praticamente o mesmo tamanho. A diferença entre um e outro não chega a dois centímetros.
Além da tecnologia para deixar os canteiros com formato praticamente perfeitos, este ano, eles estão maiores e passaram de 1,75 metro de largura para 1,95 metro. Os 20 centímetros de diferença devem dar um ganho na produtividade.
Nesta safra, pouco mais de 50 hectares da fazenda foram destinados à cultura. "Por decorrência de poblemas climáticos, o plantio que era para ter sido realizado em março, está sendo realizado em abril. O preço da cebola está em alta e esperamos por uma boa safra", explica Uéslei Moreira, encarregado do campo.
Com o uso da tecnologia no plantio e com água garantida, Cristalina tem uma das maiores produtividades de cebola do país. O clima e a qualidade do solo também ajudam os produtores a alcançar uma média de 80 toneladas por hectare.
O plantio da cebola no município deve terminar esta semana. A previsão é que a área cultivada chegue a dois mil hectares.
tópicos:
Cristalina
Do GLOBO RURAL
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário