sexta-feira, 31 de julho de 2015
Unemat promove simpósio sobre tecnologias de produção agrícola em MT 31/07/2015 08:46
A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), em parceria com a Associação dos Engenheiros Agrônomos de Tangará da Serra (AEATGA) vai realizar a primeira edição do Simpósio de Tecnologias de Produção Agrícola, no dia 12 de setembro, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Tangará da Serra (Acits). As inscrições para o simpósio estão abertas e podem ser realizadas na página da Associação. Estudantes, agricultores e engenheiros agrônomos associados à AEATGA possuem 50% de desconto no valor das inscrições.
De acordo com o professor da Unemat de Tangará da Serra, Anísio da Silva Nunes, trata-se de um evento técnico. “Ele será realizado com o intuito de reunir agricultores, técnicos agrícolas, engenheiros agrônomos e demais agentes do setor agrícola para discutir os principais avanços e problemas relacionados às tecnologias utilizadas atualmente na agricultura”, afirma Anísio.
O simpósio terá como tema ‘As consequências do uso incorreto do Sistema Plantio Direto’, e irá abordar as principais dificuldades na adoção deste pacote de tecnologias de produção agrícola, sobretudo na Região Centro-Oeste do Brasil.
Entre os temas abordados no simpósio, estão a dificuldade na formação de palhada para o Sistema Plantio Direto em regiões tropicais, o uso correto das tecnologias de produção em cultivos comerciais, os desafios fitossanitários do Sistema Plantio Direto e a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) como forma de diversificação de culturas.
O professor da Universidade Federal de Goiás (UFG) e um dos palestrantes do simpósio, Paulo César Timossi, ressalta a importância do evento, por possibilitar a discussão de soluções para as dificuldades que os agricultores que adotam o Sistema Plantio Direto estão vivenciando: “Em algumas regiões, devido à seleção de plantas daninhas tolerantes ao herbicida Glyphosate, a perda no potencial produtivo das lavouras está atingindo patamares que têm levado o agricultor a retornar para o Sistema de Plantio Convencional, visando diminuir o impacto das plantas daninhas na produtividade de culturas como soja e milho”.
Fonte: Só Notícias/Agronotícias
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário