A tempestade que passou por Córdoba, na Argentina, durante a manhã desta quinta-feira (21), deixou como saldo até 130 mílimetros de chuvas, o que significa um alívio para os solos e cultivos que vinham sofrendo estresse hídrico e um impulso para que os trabalhos de plantio da safra de verão sejam retomados com força.
As chuvas foram bastante intensas e ocorreram em um período de poucas horas no centro, sudeste e no sul da província, enquanto ao norte elas foram mais escassas, segundo um levantamento realizado pelo Agrovoz.com.ar com base em dados do Instituto Nacional de Tecnologia Agropecuária (INTA) e das redes de estações meterológicas da Bolsa de Cereais de Córdoba e do Ministério de Agricultura e Pecuária.
Zona núcleo
O registro de 130mm foi informado pela unidade de Marcos Juárez do INTA em sua conta de Twitter e corresponde à localidade de Pascanas. Também foram registradas chuvas de 80mm em Wenceslao Escalante, 75mm em Corral de Bustos, 70mm em Canals, 50mm em Arias e 50mm em Camilo Aldao.
As redes de estações meterológicas confirmam que essa zona foi a mais chuvosa.
Sul
No departamento Presidente Roque Sáenz Peña, mais abaixo no mapa, além de General Levalle, Laboulaye e La Cesira, a chuva esteve levemente acima dos 40mm, enquanto em General Roca o máximo foi entre 20mm e 25mm. A média geral da região foi de 15mm.
Em Río Cuarto, os maiores registros foram mais ao norte, enquanto a capital da província registrou 30mm.
Centro
Em Santa María, Tercero Arriba e Río Segundo, as chuvas foram entre 20mm e 30mm. O mesmo ocorreu na maior parte de General San Martín, salvo as localidades mais ao sul, que acumularam até 66,4mm.
Norte e nordeste
As chuvas foram escassas, salvo na localidade de San Francisco, que registrou 23mm. O restante da região ficou entre 5mm e 15mm.
Tradução: Izadora Pimenta
Fonte: Agrovoz
Nenhum comentário:
Postar um comentário