PESQUISA
Pulgões causam prejuízo na soja dos EUA
"Alguns insetos já estão se mostrando resistentes a defensivos"
Por: AGROLINK -Leonardo Gottems
Publicado em 03/09/2018 às 07:48h.
Publicado em 03/09/2018 às 07:48h.
Os produtores de soja dos Estados Unidos estão preocupados com o pulgão da soja, que vem causando inúmeros prejuízos para a cultura no país. De acordo com um estudo produzido pelo agrônomo e geneticista de plantas na Universidade de Minnesota, Aaron Lorenz, as pesquisas estão trabalhando na identificação de novos genes da soja associados à resistência a pulgões.
"Descobrir novos genes de resistência ajudará a desenvolver variedades de soja com resistência mais robusta a pulgões. Existem muito poucas variedades comercialmente disponíveis de soja com genes de resistência a pulgões. Genes recentemente identificados podem servir como fontes alternativas de resistência se os atualmente usados não forem mais úteis”, comenta Lorenz.
Atualmente, os agricultores utilizam inseticidas para diminuir as populações e conter o ataque nos pulgões. No entanto, além de variedades desses insetos resistentes a defensivos já terem sido encontradas, questões ambientais com o uso de inseticidas também podem ser uma preocupação para os produtores.
"Acho que a resistência aos pulgões se tornará cada vez mais importante para manter a produção de soja. A demanda exigente por combatentes de pulgões de soja nas variedades que eles usam ajudará seu desenvolvimento e disponibilidade”, comenta.
Nesse cenário, o cientista comemora os resultados da sua pesquisa. "Esses resultados podem ajudar a orientar os pesquisadores a descobrir novos genes de resistência a pulgões. Isso pode ser fundamental para o desenvolvimento de novas variedades de soja resistentes a pulgões", finaliza.
Nenhum comentário:
Postar um comentário