Publicado em 28/12/2018 10:48 e atualizado em 28/12/2018 11:34
Imagem de satélite de todo o Brasil nesta sexta-feira (28) - Fonte: Inmet
Imagem de satélite de todo o Brasil nesta sexta-feira (28) - Fonte: Inmet
Instabilidades seguem mais concentradas sobre a faixa Centro-Norte do país. A partir desta sexta-feira (28) até amanhã (30), por exemplo, áreas do estado da Bahia têm previsão de acumulados de chuva. Pancadas também podem ocorrer nos outros estados do Nordeste, mas 2019 deve começar mais seco.
De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), são esperadas na faixa Sul e Sudoeste da Bahia nesta sexta e sábado chuvas entre 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 mm/dia. Apesar da condição, é baixo o risco de alagamentos e pequenos deslizamentos, em cidades com tais áreas de risco.
Veja o mapa das áreas com previsão de acumulado de chuva nesta 6ª feira:
Fonte: Inmet
Aviso para as áreas: Chapada Diamantina, Sul Baiano, Oeste Baiano, São Francisco Baiano, Sudoeste Baiano
A Climatempo destaca que dezembro, normalmente, é marcado por poucas chuvas no Nordeste. No entanto, neste ano, o mês deve terminar com chuva acima da média histórica em quase todas as capitais nordestinas. "Em São Luís, Teresina, Salvador, Fortaleza e em Natal choveu mais que o dobro da média normal", informou.
E 2018 deve terminar com mais chuvas. "Para a sexta-feira, 28 de dezembro, sábado, 29, e domingo, dia 30, tem previsão de pancadas de chuva com raios sobre quase todo o interior da Bahia, do Piauí e do Maranhão. Algumas pancadas de chuva podem ocorrer no litoral do Ceará", reportou a empresa meteorológica.
Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 174 horas (28/12 a 03/01) em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
De acordo com medições do Inmet, os cinco maiores acumulados em todo o Brasil na quarta-feira (27) ficaram concentrados na faixa Centro-Norte do país. São eles: Ariquemes (RO): 74,4 mm, Campos do Jordão (SP): 61,5 mm, Capelinha (MG): 56,4 mm, Catanduva (SP): 54,2 mm e Pirapora (MG): 51,5 mm.
Veja o mapa de precipitação acumulada nos últimos 30 dias em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Apesar da condição mais úmida neste final de 2018 na região Nordeste, a tendência para o início de 2019 é de um período mais seco na região produtora do Matopiba (Maranhã, Tocantins, Piauí e Bahia). Não significa que não haverá chuvas. Mas os acumulados, no geral, não serão tão volumosos.
De acordo com o mapa do centro de previsão da Administração Oceânica e Atmosférica Nacional (NOAA, na sigla em inglês), entre os dias 27 de dezembro e 04 de janeiro, menos chuvas acumuladas serão registradas na maior parte da região Sul do país. Já na primeira quinzena de janeiro, as chuvas retornam ao Sul e diminuem no Matopiba.
Veja o mapa com a tendência de precipitação acumulada para o período de 28 de dezembro até 13 de janeiro:
Fonte: National Centers for Environmental Prediction/NOAA
O mapa do Inmet aponta os acumulados para os próximos 7 dias em todo o Brasil, entre 28 de dezembro até 02 de janeiro, e confirmam a tendência apontada pelo mapa do instituto norte-americano. Chuvas mais localizadas no Brasil central e menos no Sul e em áreas do Matopiba.
Veja o mapa de precipitação acumulada dos próximos 7 dias em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Tags:
Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas
Nenhum comentário:
Postar um comentário