quarta-feira, 1 de julho de 2015
Pronatec Agro: estudantes são qualificados para Gestão na Bovinocultura de Leite
Turmas do Pronatec Agro – Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego, se destacaram nas regiões oeste e extremo-oeste catarinense durante a execução, que encerra neste mês de junho
O programa é realizado pela parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/SC), órgão vinculado à Federação da Agricultura e Pecuária de Santa Catarina (Faesc), com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Sindicatos Rurais de Chapecó, Palmitos, Xaxim e Pinhalzinho.
Os estudantes são capacitados na modalidade de Assistente de Planejamento e Controle de Produção com ênfase em bovinocultura de leite. O curso é dividido em módulos, o que totaliza 240 horas/aulas, distribuídas entre teoria e prática.
Os municípios contemplados são Cordilheira Alta com estudantes da E.E.B. Cordilheira Alta, Riqueza na Casa Familiar Rural de Riqueza, Modelo na Casa Familiar de Modelo, Xaxim na Casa Familiar de Xaxim e Saudades na Casa Familiar de Saudades.
De acordo com o superintende do Senar/SC, Gilmar Antônio Zanluchi, o objetivo é atingir os jovens e capacitá-los para que possam agregar conhecimentos sobre atividades que contribuirão para o aumento da renda familiar.
RIQUEZA
O curso de Assistente de Planejamento e Controle de Produção com ênfase em bovinocultura de leite iniciou em novembro de 2014 e será concluído neste mês de junho de 2015 na Casa Familiar Rural do município de Riqueza.
O diretor da Casa Familiar Rural de Riqueza, Claudinei Furlan, destaca que o curso contribui no processo de formação integrada dos jovens. “A iniciativa sistematiza as etapas da formação em alternância, com um projeto prático de aplicação. Também fornece o vínculo da Casa Familiar Rural com jovens formados na instituição”, complementa.
Para o instrutor Erno Menzel, o treinamento faz a diferença na vida dos jovens, pois visa suprir a carência de quase todos os produtores rurais e de alguns técnicos, que são a gestão e o conhecimento gerencial. “Se conhece novas tecnologias, mas não se faz a gestão, não se avalia resultados. Por isso, o propósito do curso é aprender gestão técnica e econômica e analisar indicadores”, ressalta.
No programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) há consultoria técnica, mas principalmente gerencial. Conforme Menzel, o produtor ainda tem resistência aos controles, neste sentido. O conteúdo repassado auxilia na interpretação de indicadores para tornar a propriedade mais viável e mais produtiva. “Acredito no programa e em seus resultados”, observa.
Segundo o professor e aluno do Pronatec, Valdemir Damiani, o curso trouxe um diferencial para a realidade das propriedades, pois muito do que se observou foi possível colocar em prática. “Como professor também ajudou bastante, principalmente, com o trabalho com gado de leite e sistema de produção animal. Estou satisfeito em aplicar os conhecimentos na propriedade e poder repassar aos outros alunos da Casa Familiar” afirma.
A supervisora do Senar/SC na região extremo-oeste do Estado, Grasiane Bittencourt Viêra, enfatiza que a principal intenção é aprimorar os conhecimentos dos estudantes, tornando-os profissionais capacitados para o exercício. “O curso prepara os jovens para serem técnicos de campo. A ideia é que saiam prontos para prestar assistência técnica”, destaca.
PROGRAMA
O Pronatec Agro promove educação profissional e tecnológica para agricultores, especialmente para jovens na área rural, trabalhadores rurais, técnicos do setor agropecuário recém-formados, estudantes de escolas técnicas e de ensino médio.
Os cursos são voltados para bovinocultura de leite, fruticultura, horticultura e agricultura orgânica.
Data de Publicação: 01/07/2015 às 08:30hs
Fonte: MB Comunicação Empresarial/Organizacional
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário