quarta-feira, 29 de junho de 2016

Unidade de Cooperativismo promove capacitação para contadores das cooperativas assistidas

Unidade de Cooperativismo promove capacitação para contadores das cooperativas assistidas





Unidade de Cooperativismo promove capacitação para contadores das cooperativas assistidas
29/06/16 - 12:01 



O InsA partir de uma demanda solicitada pelas cooperativas durante o Fórum Regional do Cooperativismo, a Unidade de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar (UCP) organizou, em parceria com a Delegacia do Conselho Regional de Contabilidade (CRC/FW), Creluz, Cotrifred, Cooperjab e o curso de contábeis da Universidade Regional Integrada (URI), uma capacitação para contadores das cooperativas de diferentes ramos das regiões Médio Alto Uruguai e Rio da Várzea. A capacitação foi realizada na tarde de terça-feira (28/06), na sede da Cotrifred, em Frederico Westphalen.
"As cooperativas agropecuárias obedecem à norma contábil específica e precisam de dirigentes e profissionais contadores com conhecimento na atividade cooperativa. As cooperativas geram informações de suas operações para a fiscalização governamental e precisam atender as exigências legais, principalmente, para o reconhecimento de seus benefícios tributários", justificou a contadora da Unidade de Cooperativismo da Emater/RS-Ascar, Lia Helena Rocha.
A programação iniciou com a participação do contador da Cotrifred, Adriano Francisco Cocco, explanando sobre os conceitos de cooperativa, ato cooperado e não cooperado, com enfoque na contabilização no lucro real para as cooperativas. O contador da Creluz de Pinhal, Ênio Remonti, falou sobre os aspectos do lucro presumido e segregação do ato cooperativo.
Por fim, o contador da Cooperjab, Neimar Botton, apoiou a explanação com argumentos direcionados às cooperativas agropecuárias. A capacitação contou com a presença do gerente adjunto da Emater/RS-Ascar de Frederico Westphalen Mario Coelho da Silva, do presidente da Cotrifred Hélio Pacheco, do contador da Delegacia Regional do CRC de Frederico Westphalen Cleo Marchesan, e da coordenadora da UCP, Márcia Faccin.
"Um dos destaques desta capacitação tratou da segregação do ato cooperativo diante da contabilidade formal das organizações coletivas com enfoque no lucro real e lucro presumido, que são os enquadramentos fiscais que as cooperativas optam. As operações realizadas entre as cooperativas e seus associados denominam-se atos cooperativos. Esses atos precisam ser segregados, ou seja, separados dos atos não cooperativos, pois essas operações geram benefícios tributários para a cooperativa. Todo benefício de tributo deve ser declarado e ratificado pela contabilização de todas as operações", explicou a contadora da UCP.
O segundo módulo dessa capacitação está marcado para o dia 28 de julho e tratará sobre a ficha de matrícula, vínculo de associados e quotas-partes. A terceira etapa acontecerá dia 30 de agosto, para abordar temas como fundos de reserva obrigatórios, documentos legais e edital de convocação. A capacitação encerra com o módulo quatro, em setembro, com demonstrações contábeis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário