quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Fatores nutricionais que afetam a qualidade da casca



O ovo, além de ser um alimento de baixo custo, possui diversos efeitos benéficos




É um dos alimentos mais completos nutricionalmente, perdendo apenas para o leite materno. Por muito tempo foi tido como vilão da alimentação humana por acreditar-se que ele era fonte promotora de colesterol em nosso corpo, mas hoje sabemos e o consumo diário de dois ovos por dia não altera nossos níveis de colesterol.
Outro fator que colabora para creditarmos o ovo como alimento completo é o fato dele já vir embalado. É a casca que garante o tempo de vida desse produto nas prateleiras e, portanto, um fator que precisa primar por qualidade. Quando os problemas de casca em uma produção passam a ser constante, o produtor precisa identificar a fonte da causa rapidamente. Defeitos na casca causam insegurança do comprador e comprometem a comercialização do produto.
No caso do ovo fértil, a principal função da casca é proteger o embrião, e para os ovos de mesa, o objetivo é ser o mais resistente possível para garantir vida longa ao produto, tanto na produção, quanto no transporte e no armazenamento.
A casca constitui 10% do peso total do ovo e existem alguns métodos – diretos e indiretos – para qualifica-la. Entre os fatores que influenciam na qualidade estão: nutrição, genética, idade, manejo, sanidade e ambiência.
Neste vídeo você fica por dentro de todos esses detalhes e tem a oportunidade de se aprofundar sobre os fatores nutricionais que influenciam a formação da casca. Rafael Henrique Marques, Consultor Técnico Comercial de Aves de Postura da Agroceres Multix, traz detalhes importantes para a produção de ovos com casca de qualidade e, portando, um produto de maior tempo de prateleira.



Data de Publicação: 01/09/2016 às 09:15hs
Fonte: Agroceres

Nenhum comentário:

Postar um comentário