quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

COMISSÃO DE LOGÍSTICA DA APROSOJA MATO GROSSO APRESENTA BALANÇO DE TRECHOS DA 163 NO PARÁ AINDA EM OBRAS

COMISSÃO DE LOGÍSTICA DA APROSOJA MATO GROSSO APRESENTA BALANÇO DE TRECHOS DA 163 NO PARÁ AINDA EM OBRAS

1685
A comissão de Logística da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja) realizou a última reunião do ano e tratou de temas como a situação das obras das rodovias federais, a Ferrogrão e o Fundo Estadual para Transporte e Habitação (Fethab). A BR-163, no estado do Pará, ainda tem 90 quilômetros para ser asfaltada até Miritituba e 80 quilômetros até Santarém. Segundo Edeon Vaz Ferreira, diretor executivo do Movimento Pró-Logística, o trecho onde foram registrados pontos de atolamento no ano passado, até Miritituba, já está revestido com pedras e não haverá problemas para o escoamento da safra. “O trecho maior, na região de Moraes de Almeida, está sob responsabilidade do Exército Brasileiro, que vai fazer todo o controle de pare e siga e de desencalhe de caminhões, caso haja necessidade”, explica.
Outro trecho de Miritituba a Santarém está em construção e Vaz afirma que há terraplanagem completa até Rurópolis e pavimentação de 44 quilômetros. Na região da Vila do 30, ainda faltam 30 quilômetros para fazer a terraplanagem, com previsão para o próximo ano.
Já na BR-242, na região Norte mato-grossense, três de oito pontes estão em construção, com previsão de término no próximo ano. “O trecho entre Santiago do Norte e Querência tem três lotes. Os lotes A e B já tem contratados os estudos de componentes indígenas, o lote C ainda aguarda a licença ambiental, que deverá ser liberada pela secretaria Estadual de Meio Ambiente, com autorização do Ibama”, afirma o diretor executivo.
Em relação à BR-158, em Mato Grosso, na região Araguaia, Vaz explica que há um lote licitado e que está em fase de recurso. “São dois trechos, um já licitado e outro que deve ser até o final de janeiro. A Funai já deu a anuência para a obra, agora o Ibama está analisando para liberação de licenciamento e, por fim, ser dada a ordem de serviço”, declarou, através da assessoria. Já as obras na BR-080 aguardam licença prévia para andamento.
Os membros da comissão também analisaram sobre o Projeto de Lei que o governo estadual encaminhou à Assembleia Legislativa criando a Conta Única para o chamado Fethab 2. “Os recursos serão direcionados exclusivamente para obras de infraestrutura. Agora, vamos trabalhar no Fethab 1, cujo objetivo é que também seja depositado em conta única”, explica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário