Da Redação - André Garcia Santana
28 Nov 2017 - 10:20
A Black Friday cuiabana apresentou aumento de 4,9% nas lojas físicas em 2017, segundo balanço preliminar da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL). A porcentagem leva em consideração todo o final de semana dedicada às promoções. O número representa menos da metade da porcentagem correspondente ao comércio eletrônico, que apresentou crescimento de 11%, resultando em um faturamento que chegou a R$ 2,1 bilhões nos dias 23 e 24 de novembro.
Black Friday deve aumentar vendas em até 15%, estima Federação de Associações Comerciais
As categorias com maior número de pedidos na Black Friday deste ano foram relacionados a eletrodomésticos, seguidos de moda e acessórios, que representaram 16% e 12%, respectivamente, das compras feitas através de eletrônicos.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Cuiabá, Nelson Soares Junior, explica que os dados são da Ebit, empresa especializada em informações do setor. “Além do faturamento de R$ 2,1 bilhões, o número de pedidos cresceu 14%, de 3,30 milhões para 3,76 milhões, enquanto o tíquete médio caiu 3,1%, de R$ 580 para R$ 562, na comparação com o ano passado”, explica.
Soares avalia que a data se consolida cada vez mais e serve para impulsionador a economia. “Isso contribue para um fortalecimento do comércio e impulsiona as vendas. Mesmo com uma certa queda na comercialização de produtos se compararmos com o ano passado, podemos observar que houve uma recuperação da renda real dos consumidores e pelas melhores condições de crédito”, afirma.
Por outro lado, Soares afirma que também houve um grande número de reclamações por parte dos consumidores. “Conforme pesquisa realizada pela Folha, 48,3% das promoções eram “falsas”, o que resultou em muitas reclamações por parte dos consumidores e nós da CDL Cuiabá somos totalmente contra esse tipo de ação, onde o desconto não é oferecido de forma real”.
Black Friday deve aumentar vendas em até 15%, estima Federação de Associações Comerciais
As categorias com maior número de pedidos na Black Friday deste ano foram relacionados a eletrodomésticos, seguidos de moda e acessórios, que representaram 16% e 12%, respectivamente, das compras feitas através de eletrônicos.
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Cuiabá, Nelson Soares Junior, explica que os dados são da Ebit, empresa especializada em informações do setor. “Além do faturamento de R$ 2,1 bilhões, o número de pedidos cresceu 14%, de 3,30 milhões para 3,76 milhões, enquanto o tíquete médio caiu 3,1%, de R$ 580 para R$ 562, na comparação com o ano passado”, explica.
Soares avalia que a data se consolida cada vez mais e serve para impulsionador a economia. “Isso contribue para um fortalecimento do comércio e impulsiona as vendas. Mesmo com uma certa queda na comercialização de produtos se compararmos com o ano passado, podemos observar que houve uma recuperação da renda real dos consumidores e pelas melhores condições de crédito”, afirma.
Por outro lado, Soares afirma que também houve um grande número de reclamações por parte dos consumidores. “Conforme pesquisa realizada pela Folha, 48,3% das promoções eram “falsas”, o que resultou em muitas reclamações por parte dos consumidores e nós da CDL Cuiabá somos totalmente contra esse tipo de ação, onde o desconto não é oferecido de forma real”.
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