O dia começa nesta terça-feira (27) já com previsão de chuvas intensas em boa parte dos estados de Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais, segundo alerta do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Os acumulados podem ultrapassar os 50 mm em regiões desses estados e os ventos chegarem a até 60 km/h.
"Chuva entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 Km/h). Baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas", disse o instituto. Os produtores devem ficar atentos nas previsões específicas das suas regiões. O plantio da safra 2017/18 de grãos segue ocorrendo pelo Brasil.
Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (28/11 a 30/11) para todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Segundo Morgana Almeida, chefe do centro de análise e previsão do tempo do Inmet, as chuvas na região Centro-Oeste e Sudeste do Brasil ocorrem por conta de o canal de umidade formado na região Norte, que perdeu força no último final de semana, deve ganhar um novo impulso nesta terça.
Os estados do Centro-Oeste têm recebido boas chuvas nos últimos dias, o que favorece o avanço do plantio após dias sem chuvas na região. Segundo a meteorologista do Inmet, os últimos dias foram marcados por chuvas acumuladas acima de 50 mm em várias regiões do país, com exceção da faixa Leste do Nordeste.
Veja o mapa das áreas com previsão de chuvas intensas nesta 3ª feira:
Fonte: Inmet
Aviso para as áreas: Distrito Federal, Centrossul Mato-Grossense, Nordeste Mato-Grossense, Norte Mato-Grossense, Sudeste Mato-Grossense, Sudoeste Mato-Grossense, Centro Goiano, Leste Goiano, Sul Goiano, Norte Goiano, Noroeste Goiano, Sudeste Rondonense
Veja o mapa das áreas com previsão de chuvas intensas nesta 3ª feira:
Fonte: Inmet
Aviso para as áreas: Triangulo Mineiro/Alto Paranaiba, Central Mineira, Vale Do Rio Doce, Metropolitana De Belo Horizonte, Zona Da Mata Mineira, Campo Das Vertentes De Minas, Oeste Mineiro, Sul/Sudoeste Mineiro, Noroeste Mineiro
Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas
Nenhum comentário:
Postar um comentário