As chuvas voltaram para a região Sul do Brasil nos últimos dias. Ainda que em baixos volumes e não generalizadas, as precipitações causaram transtornos para produtores rurais de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com chuvas de granizo em lavouras de milho, soja e fumo.
O modelo Cosmo do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) aponta que as chuvas devem continuar sobre a região Sul nas próximas horas, mas ainda em baixos volumes e em forma de pancadas. Os maiores acumulados, no entanto, devem ser registrados mais para o final da semana.
Veja o mapa com a previsão de precipitação acumulada para até 72 horas (29/02 a 03/03) para todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Produtores da região Sul devem estar atentos às previsões específicas de suas lavouras uma vez que a colheita na maior parte desses estados ainda está no início. De acordo com dados do Deral (Departamento de Economia Rural) do Paraná, por exemplo, apenas 27% da área plantada de soja havia sido colhida até a última segunda-feira (26).
Chuva de granizo danifica lavouras de soja e milho em Almirante Tamandaré do Sul (RS) - Foto: Reprodução/Redes Sociais
Chuva de granizo em Nova Veneza (SC) - Foto: Reprodução/Redes Sociais
Apesar das chuvas recentes na maior parte da região, áreas mais ao Sul do Rio Grande do Sul e próximas à Argentina e Uruguai seguem sofrendo com a estiagem. Segundo análise da Somar Meteorologia, durante o mês de março esse cenário não deve ser diferente.
Por outro lado, as simulações meteorológicas da Somar mostram a possibilidade de chuvas acima da média nos estados de Santa Catarina, Paraná e até mesmo na faixa norte do Rio Grande do Sul, mas as áreas ao Oeste e Sul gaúcho seguem com a predominância de tempo seco no mês que está para começar.
Veja o mapa com a chuva acumulada em todo o Brasil nos últimos 15 dias:
Fonte: Inmet
Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241
Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas
Nenhum comentário:
Postar um comentário