Publicado em 30/05/2018 11:13
Imagem de satélite de todo o Brasil nesta quarta-feira (30) - Fonte: Inmet
O amanhecer desta quarta-feira (30) foi mais frio nas serras do Sudeste do Brasil por conta da forte subsidência do ar, segundo noticiou a Climatempo. Com a condição, o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) já alerta para a previsão de geadas na madrugada de quinta-feira (31) em áreas do Sul e Sudoeste do estado de Minas Gerais.
Essa previsão já causa preocupação porque o Sul Mineiro é a maior região produtora de café do país e a colheita da safra 2018/19 ocorre neste momento. No entanto, o Inmet prevê risco leve de perda nas plantações da região. As temperaturas mínimas serão de até 3ºC e o aviso vale das 4h às 7h desta quinta, feriado de Corpus Christi.
Veja o mapa das áreas com previsão de geada nesta 5ª feira:
Fonte: Inmet
Aviso para as áreas: Sul/Sudoeste Mineiro
Também deve fazer mais frio nos próximos dias no Sul do país. Uma nova frente fria avança e chega ao Rio Grande do Sul já nesta quarta-feira (30), confirmando as últimas previsões dos meteorologistas, e depois avança para Santa Catarina e Paraná. O frio vem logo em seguida com uma massa de ar polar no fim de semana.
"A frente fria já se aproxima do país e durante esta quarta-feira provoca pancadas de chuva no centro-sul e oeste do Rio Grande do Sul. Há risco de chuva forte acompanhada por raios", disse a empresa meteorológica. No feriado, a chuva aumenta e pode chegar ao Oeste e Sul de Santa Catarina e o Oeste do Paraná e a tendência é de que cheguem ao Sudeste.
Veja o mapa com a previsão de temperaturas mínimas para até 72 horas (31/05 a 02/06) em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
"Os sistemas ainda não apontam o avanço de instabilidades para outras regiões mais centrais do Brasil, mas temos que continuar monitorando os modelos e vendo se a configuração dos ventos no Paraná não devem formar um novo sistema de maior intensidade", disse ao Notícias Agrícolas Morgana Almeida, chefe do Centro de Análise e Previsão do Tempo do Inmet.
Modelos americanos confirmam as chuvas mais localizados sobre o Sul e partes do Sudeste e Centro-Oeste nos próximos dias, nas também mostram uma tendência de mais chuvas sobre a faixa central do país no período de 6 a 14 de junho. "O modelo estendido mostra mais chuvas na primeira semana de junho, mas é preciso ter cautela", ponderou Morgana.
Veja o mapa com a previsão de precipitação para até 72 horas (31/05 a 02/06) em todo o Brasil:
Fonte: Inmet
Cana-de-açúcar em Franca (SP). Enviado por Reinaldo Gonsalves
Céu com neblina em Itaiópolis (SC). Envio de Paulo Adamek
Infestação de doenças na soja safrinha em Naranjal Paraguay. Envio do Agrônomo Cledison Conte
Envie sua foto ou vídeo! Fale com a gente pelo WhatsApp (19) 99767-0241
Tags:
Por: Jhonatas Simião
Fonte: Notícias Agrícolas
Nenhum comentário:
Postar um comentário