sábado, 30 de março de 2013
Ministro Japão acredita que Portugal "vai recuperar independência financeira
O ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, considerou em Tóquio que as autoridades japonesas com quem contactou reconhecem o “esforço” dos portugueses, confiando que Portugal vai ultrapassar a crise financeir
Há uma enorme admiração pelo esforço que os portugueses já fizeram e há uma convicção de que Portugal, como a Irlanda, vão passar os obstáculos e vão recuperar a independência financeira”, afirmou Paulo Portas após encontros com membros do governo de Tóquio e empresários de várias multinacionais japonesas.
Paulo Portas anunciou na capital do Japão o reforço do investimento da empresa Mitsubishi em Portugal e esteve presente na assinatura de um memorando sobre a produção de tomate numa visita, que também ficou marcada pelo desbloqueamento do processo de exportações de produtos animais portugueses (carne de porco e aves) para o mercado japonês.
“Eu saio daqui com a certeza de que há muitas possibilidades de investimento e isso é um sinal de confiança de que as empresas japonesas estão nas empresas portuguesas e na economia portuguesa, é esta a verdade que eu testemunhei”, disse Paulo Portas.
Para o governante, a situação económica que Portugal atravessa não é obstáculo para os interesses empresariais que devem ser alargados a áreas como o turismo.
PUB
“Eu acho que é preciso investir mais e de forma mais focada na captação de turistas de um mercado que tem cerca de 18 milhões de turistas por ano", com características particulares: “Gostam, por exemplo, de monumentos, da herança cultural, da gastronomia, do golfe, da natureza”, salientou.
“Não são exactamente turistas para praia e sol e Portugal tem de saber captar este mercado porque os japoneses estão entre os povos mais ricos do mundo”, afirmou Paulo Portas que termina hoje a visita ao Japão.
Acompanharam o ministro dos Negócios Estrangeiros 18 empresários portugueses, o presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP), Pedro Reis, o deputado do PSD Miguel Frasquinho que é presidente da Liga Parlamentar de Amizade Portugal/Japão além do secretário de Estado da Alimentação e da Investigação Agro-alimentar, Nuno Brito.
Paulo Portas anunciou igualmente a realização de uma deslocação a Riade, na Arábia Saudita, marcada para o início do mês de abril em que vai ser acompanhado de um grupo de empresários portugueses e da AICEP.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário