sábado, 30 de março de 2013
Onça pintada é encontrada morta em RO e policiais jogam corpo no mato
Onça pintada é encontrada morta em RO e policiais jogam corpo no mato
Onça pintada pode ter sido atropelada na BR-364, nesta sexta-feira.
Animal está em situação de risco na lista do Ibama.
Uma onça pintada foi encontrada morta na BR-364, quilômetro 540, próximo ao trevo que dá acesso a cidade de Alto Paraíso (RO) na madrugada desta sexta-feira (29), de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), que foi acionada por motoristas que passavam pelo local. O animal foi retirado da via e jogado no mato pelos agentes da PRF. Segundo a PRF, curiosos cortaram as patas da onça. O Batalhão de Polícia Ambiental diz que a onça deveria ter sido levada para um órgão especializado para análise. A onça pintada é classificada pelo Instituto Brasileiro de Meio Ambiente Recursos Naturais Renováveis (Ibama) como um animal em vulnerabilidade.
saiba maisJustiça arquiva caso de rapaz que postou foto de onça morta na internet
Sem interesse de zoológicos, animais vivem em centro de triagem em RO
Pesquisa aponta que ainda há animais silvestres em parque de Porto Velho
“Como o animal já estava morto não tinha muito o que fazer”, justifica o inspetor da PRF Aparecido Alencar sobre o lançamento do corpo da onça pintada no mato. Segundo Alencar, houve tantativa de contato com o Ibama em Porto Velho, mas por ser feriado, não havia ninguém trabalhando no órgão. Em Ariquemes (RO), cidade mais próxima ao local onde o animal foi encontrado morto, não tem unidade do Ibama e nem da Polícia Ambiental.
“Nenhum veículo foi identificado como suspeito de ter atropelado a onça. E também não foi possível identificar quem cortou as patas do animal”, diz Alencar. Por este motivo, a morte foi registrada no livro de ocorrências internas do órgão.
De acordo com o cabo plantonista Francisco Durães, da Polícia Ambiental, uma ocorrência deveria ter sido registrada e o animal removido para um lugar especializado, como a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) ou Municipal de Meio Ambiente. “O efetivo da Polícia Ambiental é reduzido e temos muitas ocorrências para atender. Nosso trabalho é realizado em parceria com outros órgãos”, diz o Durães.
Em fevereiro deste ano, a Delegacia Especializada em Crimes contra o Meio Ambiente (DECMA) de Porto Velho investigou a morte de uma onça pintada, após um homem publicar uma foto da onça morta no Facebook.
tópicos:
Alto Paraíso,
Ariquemes,
Porto Velho,
Rondônia
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário