terça-feira, 31 de março de 2015
Valorização do frango brasileiro no mercado externo é maior que a dos EUA
Complementando seus dados relativos ao ano passado, a FAO mostra que a carne de frango exportada pelo Brasil fechou os primeiros 14 anos deste século com valorização melhor que a obtida pelo produto norte-americano
Comparativamente a 2000, por exemplo, o preço médio brasileiro foi 117% superior, apresentando uma diferença, a mais, de quase 14 pontos percentuais em relação ao produto dos EUA, que fechou 2014 com um ganho pouco superior a 103%.
Mas já houve momentos melhores. Como em 2011, quando o ganho brasileiro em relação a 2000 superou a casa dos 133%. Para os EUA a maior valorização ocorreu em 2013, ocasião em que o preço médio alcançado foi perto de 108% superior ao de 2000.
Em 2000, o preço médio do Brasil (cujas exportações são mais diversificadas que a dos EUA) registrava diferença de 50% em relação ao produto dos EUA (cujas vendas externas se concentram na coxa/sobrecoxa).
Entre 2002 e 2004 essa diferença caiu, chegando a um mínimo de 36% (2004). Mas a partir daí ela se acentua, a ponto de alcançar 90% (ou seja: quase o dobro do preço) em 2008. Foi quando veio a crise econômica e os preços brasileiros sofreram forte refluxo.
Com a recuperação observada no biênio 2010-2011 o diferencial do Brasil voltou a subir, aproximando-se dos 82%. Mas no último triênio (2012/2014) apresentou diferença média de 60%.
Data de Publicação: 31/03/2015 às 11:20hs
Fonte: Avisite
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