segunda-feira, 29 de junho de 2015
Números do IBGE mostram grande consistência com os do setor; e vice-versa
De acordo com o IBGE, no primeiro trimestre de 2015 o Centro-Sul do País respondeu por quase 95% do abate nacional inspecionado de frangos
De acordo com o IBGE, no primeiro trimestre de 2015 o Centro-Sul do País respondeu por quase 95% do abate nacional inspecionado de frangos, a Região Sul ficando com 59,2%, o Sudeste com 20,5% e o Centro-Oeste com 15,1%. Ou seja: embora detenham mais de um terço da população brasileira, em termos de frango inspecionado Norte e Nordeste respondem por não mais de 5% do total nacional.
Independentemente, porém, dessa constatação, é oportuno observar que os índices apontados pelo IBGE são muito similares aos levantados pelo próprio setor, fato que ressalta a consistência dos números oficiais.
Assim, mesmo tomando como base o alojamento de pintos de corte levantado pela APINCO no primeiro trimestre de 2015 (o que não é 100% correto, pois foram abatidos entre a 2ª quinzena de fevereiro e a 1ª de maio), os índices apontados pelo IBGE não chegam a ser muito diferentes.
É verdade que, como mostra o gráfico abaixo, os percentuais do IBGE para as Regiões Norte e Nordeste são inferiores aos da APINCO e, vice-versa, os relativos ao Centro-Sul são ligeiramente superiores. Mas isso se deve ao fato de Norte e Nordeste disporem do menor número de estabelecimentos inspecionados do País, o que eleva os índices do Centro-Sul.
Isso, aliás, fica mais claro quando se analisam os números do próprio IBGE. Em relação aos 148 abatedouros federalizados em operação no País no trimestre analisado, apenas 9 (6% do total) estão na Região Nordeste, enquanto a Região Norte conta com somente 4 unidades do gênero (menos de 3% do total).
E já que o assunto é o número de estabelecimentos com inspeção (federal, estadual ou municipal), é interessante observar que o total de abatedouros com inspeção municipal (158 ao todo) supera o total de abatedouros com inspeção federal (148 unidades no Brasil).
O mais curioso, no entanto, é que um único estado concentra quase 63% do total de abatedouros com inspeção municipal. Mais exatamente, o estado de Alagoas. Onde, dos 100 abatedouros sob inspeção listados pelo IBGE, apenas um opera sob SIF. Os outros 99 funcionam com inspeção municipal.
Data de Publicação: 29/06/2015 às 18:20hs
Fonte: Avisite
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário