terça-feira, 30 de junho de 2015
Santa Catarina revela novos finalistas ao Freio de Ouro
Classificatória em Chapecó levou mais seis conjuntos para a grande final
Exemplares de seis estados diferentes, oito vagas em jogo e a chance de fazer história na pista do Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). Foi isso que motivou 27 conjuntos a mostrarem suas performances em Chapecó, na região Oeste de Santa Catarina. Porém, após três dias de disputa no estado que reúne a segunda maior manada da raça, Aurora Torena e Sargento do Itapororó lideraram um grupo de seis finalistas garantidos na decisão do Freio de Ouro.
Ao que tudo indica, 2015 parece ser um bom ano para Aurora. Isso porque a Cabanha Torena, de Viamão (RS), conseguiu já na estreia da fêmea alcançar o oitavo lugar no Bocal de Ouro. Nada mal para quem está ingressando no maior circuito funcional da raça e que em sua primeira semifinal ao Freio protagonizou a disputa entre as matrizes desde as primeiras placas nas Andaduras.
No lado dos garanhões, a supremacia de Sargento do Itapororó na prova também chamou a atenção. O macho zaino da Cabanha Itapororó/Santa Marta, de Alegrete (RS), despontou já na avaliação morfológica e, apesar de General da Maior, da Cabanha Maior, de Painel (SC), impor uma dura concorrência, somente no julgamento das Andaduras ele deixou a ponta.
O criador Paulo Fernando Victor Pereira vê com muita alegria o resultado de seu primeiro trabalho ser reconhecido. Afinal, Aurora Torena não é só uma fêmea com um bom futuro pela frente. Ela é o primeiro exemplar com a sua marca e que consegue fazer isso já de largada. “Entrar em Esteio é um divisor de águas e para nós já foi uma vitória ter entrado no Bocal. Lá a gente sabia que ela podia dar mais e isso aconteceu aqui”, comemora.
Segundo Carlos Loureiro de Souza, administrador do Condomínio Itapororó/Santa Marta, a conquista reforça o sucesso do trabalho desenvolvido com cada exemplar. E no caso específico de Sargento do Itapororó, é com tranquilidade que ele diz apostar na genética junto à sintonia entre o garanhão e o comando de Raul Lima. “É o trabalho de muitos anos que se concretiza a cada animal classificado para o Freio”, enfatiza.
De acordo com o jurado Douglas Leite Gonçalves - que conduziu a avaliação juntamente com Ciro Manoel Canto de Freitas e José Francisco Pereira de Moura – os novilhos realmente criaram uma dificuldade bastante forte, principalmente entre as fêmeas. “Foi uma classificatória de bom nível e qualidade técnica, mas algumas éguas não atingiram a pontuação mínima pelo desafio imposto pelo gado”, esclarece.
Questionado sobre o desempenho dos primeiros colocados, Gonçalves observa ainda que Aurora Torena impressionou por sair com uma baixa pontuação morfológica e se destacar tanto na funcionalidade. Razão que conferiu a Antonieto Rosa o reconhecimento de sua performance como o Ginete Destaque.
A seletiva organizada pela Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC) no Parque Tancredo de Almeida Neves contou com o apoio do NCCC Oeste Catarinense e a supervisão do técnico credenciado Adolfo José Martins Neto. Além dos criatórios anfitriões, expositores do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás também participarão da semifinal. Realizado pela ABCCC, o Freio de Ouro conta com o patrocínio de Ipiranga, Massey Ferguson, Vivo, Banrisul e Supra.
Data de Publicação: 30/06/2015 às 13:10hs
Fonte: Assessoria de Comunicação da Associação Brasileira de Criadores de Cavalos Crioulos (ABCCC)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário