sexta-feira, 30 de outubro de 2015
Phibro lança campanha para aumento da produção de bezerros na Estação de Monta
30/10/15 - 15:24
O período de chuvas está chegando e, com ele, uma das mais importantes etapas da pecuária de cria: a Estação de Monta. Com o objetivo de contribuir para o produtor ter sucesso neste importante período, com produção do maior número de bezerros de qualidade e maior peso ao desmame, a Phibro Saúde Animal lança a Campanha de Cria, reforçando os diferenciais do melhorador de desempenho V-MAX®.
“Antes de iniciar e conduzir as atividades reprodutivas na fazenda é preciso avaliar o rebanho e mensurar a condição de escore corporal dos animais, devendo ser colocado na estação, preferencialmente animais com bom escore. Isso ajuda a garantir a produtividade da próxima safra de animais”, ressalta Newton Teodoro, gerente de produtos de bovinos da Phibro.
Outro ponto de destaque é que não basta ter apenas alta fertilidade. “Na estação de monta é desejável que a prenhez ocorra no início do período de reprodução. O objetivo é que o bezerro seja parido o mais cedo possível e possa chegar à desmama mais pesado que a média”, complementa Teodoro.
A diferença de peso entre o bezerro nascido no início e fim da safra é expressiva. “Um bezerro concebido no início de estação de monta chega a pesar até 40 kg a mais que o bezerro de final de estação. Isso acontece pelo nascimento em uma época mais favorável, com ambiente com menos patógenos que causam diarreias e pneumonias. Além do que a vaca ingere capim de maior qualidade, produzindo mais leite para o bezerro”, explica Diego Palucci, consultor da Rehagro, que realizou experimento.
Portanto, é importante que o pecuarista não apenas trace a estratégia reprodutiva, mas esteja atento também à saúde e principalmente a nutrição da vaca, tanto durante o período da estação de monta, como no período seco que antecede a estação para que os animais tenham uma boa parição e cheguem a estação com bom escore corporal. O melhorador de desempenho V-MAX® ajuda nesse trabalho. V-MAX® é um aditivo à base de virginiamicina, molécula que melhora a condição do trato digestivo a partir do aumento da absorção de nutrientes e consequente elevação da produtividade do gado de corte e leite, maximizando o desempenho e a qualidade dos bezerros. “V-MAX® melhora a condição corporal, a taxa de prenhez e o intervalo entre partos, além de contribuir decisivamente para o aumento do peso da desmama com cerca de 14 kg”, destaca o gerente de produtos de bovinos, Newton Teodoro.
Palucci, da Rehagro, realizou pesquisa com vacas de cria e comprovou que as fêmeas apresentaram melhor desempenho com o uso do V-MAX®. “Fizemos testes em vacas em uma fazenda comercial, sendo que um grupo foi suplementado com sal mineral com V-MAX® e outro somente com sal mineral (sem V-MAX®). Após o fechamento da estação reprodutiva e da desmama dos bezerros, constatou-se que o grupo que foi suplementado com sal mineral com V-MAX® gerou aumento de 5% na taxa de prenhez final, sendo que no primeiro1/3 da estação, o lote com V-MAX® já apresentava cerca de 30% a mais de vacas com prenhez confirmada em relação ao lote sem. Por fim, o lote suplementado com V-MAX® também apresentou cerca de 14 kg a mais de peso dos bezerros à desmama. Ou seja: as vacas tratadas do V-MAX® emprenharam mais e também mais cedo e os bezerros foram desmamados mais pesados”.
Agrolink com informações de assessoria
Página gerada em: 30/10/2015 18:31:18 - (5 min)
Notícias relacionadas
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário