quarta-feira, 1 de março de 2017

Desempenho do ovo em fevereiro de 2017

Ovo


Desempenho do ovo em fevereiro de 2017



Após um início de ano medíocre e sem dúvida preocupante, em fevereiro o ovo teve desempenho apoteótico
Por  -



Após um início de ano medíocre e sem dúvida preocupante, em fevereiro o ovo teve desempenho apoteótico. Como, aliás, convém a um mês de Carnaval. Pena, somente, que o processo de revitalização tenha se esgotado bem antes da chegada da Quaresma.
Depois de alcançar, em janeiro, menos de 80% do valor médio registrado um ano antes, o ovo iniciou o segundo mês de 2017 obtendo, na prática, não mais que o mesmo valor nominal dos primeiros dias de fevereiro de 2016.
Mas isso foi rapidamente superado. Pois, em menos de duas semanas, o produto obteve valorização superior a 20%, o que fez com que atingisse o segundo maior valor nominal de todos os tempos.
Infelizmente, tal desempenho teve curta duração – apenas uma semana, a terceira do mês. Porque na semana seguinte iniciou-se processo de recuo de preços que fez com que se perdesse quase a metade do que foi conquistado nas três semanas anteriores.
É verdade que, mesmo assim, o preço médio do mês teve um crescimento excepcional, com resultados totalmente opostos aos observados no mês anterior. Assim, enquanto o valor médio de janeiro retrocedeu quase 4% em relação ao ano anterior e 17% em relação a dezembro de 2016, em fevereiro ele ficou quase 9% acima do que foi registrado um ano antes e, melhor ainda, 37,5% acima da média alcançada em janeiro de 2017. Ou seja: recuperou não só as perdas de dezembro, mas as dos seis meses anteriores.
Apesar, porém, de corresponder ao melhor fevereiro de todos os tempbrasos, o resultado do último mês também pode ser considerado normal. Isto pode ser observado ao se tomar como base de comparação a curva sazonal de preços do ovo.
Ou seja: na média dos últimos 16 anos (2001/2016), o valor do ovo em fevereiro esteve 15% acima do preço médio registrado no ano anterior. Em fevereiro passado, o ovo esteve muito próximo disso, pois seu preço foi 13% superior à média registrada em 2016. 
Quer dizer: mesmo apresentando um excelente desempenho, o produto ficou próximo, mas ainda abaixo (2 pontos percentuais de diferença) do resultado apontado pela sua curva sazonal de preços. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário