sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

Consumo de produtos químicos cresce no Brasil

RETOMADA

Consumo de produtos químicos cresce no Brasil


Crescimento se dá pela retomada da economia
Por:  -Leonardo Gottems 
Publicado em 02/02/2018 às 07:41h.
O consumo brasileiro de produtos químicos teve crescimento de 6% em 2017 em relação ao ano prévio, segundo dados divulgados pela Associação Brasileira da Indústria Química. A avaliação da entidade é de que o incremento foi puxado pela maior atividade econômica em setores como a indústria automotora, linha branca, construção civil, entre outras. A associação também atribui o crescimento à base fraca dos anos anteriores.
Já a produção doméstica teve aumento de 1,85% no ano passado com o melhor resultado registrado nos últimos três meses de 2017, quando o crescimento foi de 5,78% sobre igual período do ano anterior, sendo o melhor quarto trimestre dos últimos dez anos.
Por outro lado, a participação dos produtos importados no mercado nacional tiveram uma alta de 21,1% em comparação a 2016 e chegaram a 38% do total dos produtos químicos, a maior proporção desde 1990. As exportações tiveram uma queda de 0,03% no ano.
“A retomada da economia é positiva, mas a realidade é que o Brasil ainda é um dos países que menos crescem no mundo, com uma expectativa de crescimento do PIB de 2017 em 1,1%, segundo dados do Monitor do PIB da Fundação Getúlio Vargas”, afirma o presidente-executivo da Abiquim, Fernando Figueiredo.
Para Figueiredo, o Brasil está bem posicionado para crescer porque já tem presença das principais empresas multinacionais e empresas nacionais maduras que se internacionalizaram. “O país ainda é rico em matéria-prima, biodiversidade, tem alto potencial para geração de energia limpa e será autossuficiente na produção de gás natural já em 2022. Estamos deixando de aproveitar a oportunidade de trabalhar em uma política industrial que agregue valor a nossa indústria e gere mais empregos de qualidade”, concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário